Orientações para o Cuidado de Crianças com Câncer

O nome câncer já causa espanto e quando sabemos que temos alguém com a doença o pânico toma conta da gente. O câncer pode ser curado, na maioria dos casos, vai depender do estágio em que se encontra, o grau, estadiamento e o tipo de tratamento a seguir. Sabe-se, também, que, se o diagnóstico for precoce, a sua cura é possível.

 Porém não depende apenas disso, no mínimo, durante 05 longos anos, a sua conduta e rotina irão mudar. Contudo, a certeza de seguir as orientações fornecidas pela equipe multidisciplinar, escutando e adotando as informações no seu dia a dia, faz com que se torne mais leve o caminhar.

Em primeiro lugar, é necessário compreender a doença, o tratamento, o que acontece após isso, como a queda de cabelo, o distanciamento da escola, as medicações que precisará usar, os cuidados com a higiene e alimentação, as hospitalizações, que irão surgir, além de se adaptar à nova rotina.

 Tanto a família, quanto o paciente precisão ter conhecimento das orientações em relação aos medicamentos, vacinas, alimentação e higiene. Todo e qualquer medicamento deverá ser tomado, conforme a regrinha básica da enfermagem sobre segurança do paciente, com os 09 certos da administração que são:  medicamento certo, paciente certo, dose certa, via certa, horário certo, registro certo, ação certa, forma certa e resposta certa.

Existe uma dúvida muito grande em relação às vacinas, se podem tomar ou não. A maioria das vacinas são contraindicadas durante o tratamento, principalmente, as vacinas atenuadas (sarampo, rubéola, varicela, herpes zoster, poliomielite, rotavírus e BCG), fazendo com que a família necessite de muita atenção, não só a criança com câncer não pode tomar, quanto a criança que fizer parte do núcleo familiar tem que evitar também ou se distanciar, para não transmitir por causa da imunidade do paciente estar muito baixa.

A orientação sobre alimentação do paciente e a higiene deverão ser rigorosas, desde do cozimento das frutas, leguminosas, comidas feitas no dia, água filtrada e fervida, comida saudável, dizer não ao fast food é fundamental.

Além de um cuidado redobrado com a higiene oral e corporal, como a pele, mãos, região da boca e a região do ânus, que são considerados porta de entrada para as infecções, lembrando que a imunidade do paciente precisa ser preservada.

Esses são alguns cuidados que precisam ser tomados para que o paciente com câncer não venha a ter intercorrências e continuar dentro do proposito da prevenção, cuidados e cura do paciente. Na Casa Durval Paiva, todos esses direcionamentos e informações são passados aos acompanhantes e pacientes, quando acolhidos na Instituição.

Por Rilvana Campos Câmara - Diagnóstico Precoce Casa Durval Paiva - Coren – RN 223.574 - ENF

Artigos Relacionados