Nomenclaturas do Câncer: O que é Estadiamento?

Além de saber que tem câncer, você recebe um combo de informações e, junto a isso, precisa aprender uma linguagem com palavras esquisitas, mas que irão fazer parte da sua rotina diária. Quando se descobre um câncer, em seguida, o paciente e seu familiar são informados sobre uma palavra específica “estadiamento”. O que significa isso?

Estadiamento refere-se ao grau de disseminação do tumor, como o seu crescimento, extensão e o tipo dele, dando ao médico assistente uma melhor forma de planejar o tratamento para seu paciente. Esse resultado do estadiamento se dá através de exames físicos, realizados por profissionais da saúde, exames de imagens e por biópsia, esses exames se completam e, assim, se monta todo o resultado, após tal avaliação.

Esse estadiamento pode ser clínico e patológico: Os clínicos, junto com as imagens e resultado da biopsia, decidem a melhor forma de tratamento a se aplicar. Já o patológico, se dá, após o tratamento cirúrgico e, nesse momento, avalia a extensão da cirurgia, o que acometeu e, às vezes, confirma o grau de disseminação, só é aplicável em tumores operáveis.

O método mais utilizado é o sistema TNM (Tumor-Nódulo-Metástase), onde é atribuída uma letra a cada tipo de tumor maligno. A letra T avalia o tamanho do tumor primário, a letra N se há presença ou não de linfonodos e a letra M se há presença ou ausência de metástase.

Existe uma tabela em formato de código com variações, subtipos, categorias e subcategorias, contendo significado de maior ou menor envolvimento, além da severidade da doença. Através desses resultados, o oncologista avalia o tipo de câncer, sua forma e escolha para o tratamento. Essas classificações são um importante guia, no auxílio de tomadas de decisões, avaliando os prognósticos e comparando com outros casos similares.

Apesar de todos esses nomes e sistemas, os familiares conseguem compreender e entender a evolução do tumor, desde a sua forma, crescimento, estadiamento, tratamento e acompanhamento, tendo como objetivo, a cura do paciente.

A força eles encontram, as dúvidas, eles buscam respostas e a fé, é inabalável.

Por Rilvana Campos Câmara - Diagnóstico Precoce Casa Durval Paiva - Coren – RN 223.574 - ENF

Artigos Relacionados