Em 1994, a partir de um diagnóstico de câncer infantil, uma família da cidade de Natal, no RN, começou uma história de lutas e superações. Eles apostaram no tratamento e viajaram com Fernando Campos para a Filadélfia, no estado americano da Pensilvânia, onde receberam apoio e solidariedade.

Foi a partir desse drama pessoal e da ajuda recebida que surgiu a ideia de fundar na capital potiguar uma instituição semelhante à que foram acolhidos, onde crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social são atendidas com dignidade e esperança de dias melhores.

O espaço físico foi doado pelo avô materno de Fernando e no dia 11 de julho de 1995 foi fundada a Casa Durval Paiva de Apoio à Criança com Câncer. Desde então, é realizado um trabalho psicossocial voltado à doenças oncológicas e hematológicas.

Hoje, a Casa Durval Paiva surge como instrumento que supre a deficiência do Estado, promovendo bem estar, qualidade de vida e inclusão social por meio dos demais projetos realizados com os pacientes assistidos pela Instituição e seus acompanhantes.