A arte como estratégia de enfrentamento emocional e psicológico

O projeto “Recanto Cultural”, existente na Casa Durval Paiva, teve início em 1999 e tem por objetivo despertar o interesse pela arte visual regional, nas crianças e seus familiares - hóspedes da referida instituição - como também, na comunidade local. A ação é desenvolvida pelo setor de psicologia da Casa Durval Paiva.

A atualização de mobilização é feita através de uma lista de artistas inscritos na Capitania das Artes, da Prefeitura de Natal. O contato com o artista é realizado através de ofício, por email ou contato telefônico, para verificar o interesse e a disponibilidade de participação.

O Recanto Cultural promove exposições das obras de um artista local convidado, durante 15 dias do mês. A ação acontece na terceira semana de cada mês, com a divulgação de trabalhos de artistas renomados e novos talentos, em diversos espaços da Casa.

Durante o período da exposição, também, é realizado um momento de interação entre o artista e os pacientes, através de uma oficina de desenho ou pintura, levando-os à descoberta de “talentos escondidos”. Através da arte, qualquer que seja, pode-se facilitar a expressão das emoções e sentimentos, auxiliando no processo de ansiedade excessiva ou algum outro sintoma de transtorno psicológico, do próprio processo de adoecimento ou de hospitalização.

Ao final, cada artista que participa do “Recanto Cultural” deixa, como doação, uma obra fixa, para colorir, alegrar e inspirar, colaborando, assim, no processo de cura e bem-estar dos pacientes.

Na Casa Durval Paiva, temos o exemplo do ex-paciente Manoel Patrício, que descobriu seu talento, através de uma oficina do Projeto Recanto Cultural e, hoje, é voluntário de oficina de desenho e pintura, no setor educacional. Atualmente, realiza um curso com o artista plástico Ricardo Tinoco e usa o desenho como objetivo de vida e meio do próprio sustento.

Por Jéssyca Martins Barros Costa - Psicóloga Casa Durval Paiva - CRP 17/4123

Artigos Relacionados