Fisioterapia no tratamento da fadiga oncológica

O diagnóstico de câncer causa muitas mudanças no paciente, que podem ser físicas ou mentais. As opções de tratamento são essenciais para o controle e cura da doença, mas podem gerar efeitos indesejados. A fadiga é um dos sintomas mais comuns em pacientes submetidos a quimioterapia e radioterapia, pois há alterações no metabolismo que impactam o funcionamento dos músculos.

Diferente de um cansaço, que sentimos depois de um dia cheio de compromissos ou atividades que exigem esforço, a fadiga oncológica é uma sensação de cansaço extremo, mesmo que o paciente não tenha feito esforço, dura vários dias e não há melhora com repouso ou uma boa noite de sono. Em alguns pacientes, a fadiga está acompanhada de alterações na qualidade do sono, humor, concentração e memória, mudança no peso corporal e desinteresse pelo autocuidado.

O tratamento para fadiga deve ser multidisciplinar, pois, em alguns casos, há necessidade de medicamentos, ajuste na alimentação e psicoterapia. Como mencionado anteriormente, a fadiga não melhora com repouso. Ao contrário, é através de exercícios que o paciente vai ter controle e melhora do sintoma.

Na Casa Durval Paiva, a fisioterapia ajuda o paciente a ter melhor capacidade funcional, através de um plano terapêutico, que respeita suas condições clínicas e fase do tratamento oncológico. Ele inclui exercícios aeróbicos, como caminhada e bicicleta, além de exercícios de fortalecimento muscular de intensidade leve a moderada (inclusive, podem ser usados halteres e caneleiras). A melhora na flexibilidade, que pode ficar alterada na inatividade, pode ser alcançada com exercícios de alongamento.

Quando a criança tem fadiga, os pais precisam ser bem orientados para estimular atividades prazerosas, através do movimento, evitando o tempo excessivo na posição deitada. Dessa forma, o paciente vai melhorar da fadiga, ter mais conforto e qualidade de vida, durante o tratamento.

Por Cinthia Moreno - Fisioterapeuta Casa Durval Paiva - CREFITO 83476-F

Artigos Relacionados