Importância da saúde bucal no paciente falciforme

A anemia falciforme é a doença mais comum dentro das hemoglobinopatias, se caracteriza pela forma anômala da hemoglobina (proteína no interior das hemácias), chama-se falcização das hemácias ou glóbulos vermelhos (em forma de foice). É uma doença crônica, ou seja, incurável, porém tratável e que causa muito sofrimento aos seus portadores, necessitando de uma atenção multidisciplinar do ponto de vista médico, odontológico, psicossocial e genético.

O dentista desempenha um papel importante na prevenção das complicações e na melhoria da qualidade de vida do paciente. A cavidade oral deve estar livre de focos infecção, a fim de não desencadear uma crise falcêmica.

Os pacientes devem visitar regularmente o dentista, pois estão mais susceptíveis às infecções como cárie, doença periodontal, devido ao uso constante de medicações açucaradas, alterações de formação e calcificação do esmalte e da dentina, além da alta frequência de internações, acarretadas pela falta de higiene oral adequada.

Os pacientes com anemia falciforme apresentam algumas manifestações na cavidade oral como palidez, atraso da erupção dos dentes, transtorno na mineralização de esmalte e dentina, além de alterações das células da superfície da língua.

O sintoma bucal mais comum é a dor mandibular, precedida por crises dolorosas generalizadas. Para iniciar um tratamento odontológico em um paciente com anemia falciforme, são necessários uma anamnese e um exame clínico detalhado. Deve-se avaliar o histórico da doença e suas complicações, o estado emocional e físico do paciente, pois o estresse pode desencadear uma crise falcêmica. O tratamento deve ser realizado em um período fora da crise e, caso seja necessário, durante a crise, desde que seja realizado tratamento não invasivo.

Quando há a necessidade de cirurgia odontológica ou de tratamento mais invasivos, que possam promover sangramentos e bacteremia, recomenda-se o uso de antibioticoterapia profilática. Vale salientar que os pacientes com anemia falciforme possuem problemas clínicos, que podem ser intensificados durante o tratamento odontológico.

É importante promover ações de educação em saúde bucal, nos pacientes com anemia falciforme, como parte integral da saúde da criança, do adolescente e do adulto.

O setor odontológico da Casa Durval Paiva desenvolve uma ação educativa mensal, intitulada “Educação e Sorriso”, realizada em parceria com o setor pedagógico, desenvolvido na classe domiciliar da instituição, que tem o objetivo de conscientizar as crianças e adolescentes da importância da sua saúde bucal para manutenção da saúde geral e qualidade de vida.

A participação do dentista nas equipes multidisciplinar ou multiprofissional tem uma função importante no diagnóstico da doença falciforme, através de exames clínicos, laboratoriais e radiográficos, visando, assim, um prognóstico mais favorável da doença e uma sobrevida desses pacientes.

Por Simone Norat Campos - Dentista Casa Durval Paiva - CRO/RN 1784

Artigos Relacionados