Posso escovar os dentes depois que vomitei?

Para responder esta pergunta, vamos primeiro entender como é o dente. O dente é composto por diversos elementos, como: sais minerais, cálcio, fósforo, magnésio e flúor, que formam o tecido duro, a estrutura do dente. Vamos visualizar o dente de fora para dentro, na parte externa – a que vemos, é chamada de esmalte, abaixo dela tem a dentina e logo em seguida a polpa.

O esmalte, a parte branca do dente, a mais externa, é composta de 97% de sais minerais, por isso, que é mais rígida, mas também, é a área que mais recebe estímulos externos, ou seja, está em contato com tudo o que comemos e bebemos. E se não tomarmos cuidados, este esmalte se desgasta, perde minerais formando as cavidades e dando sensibilidade – aquela dorzinha quando bebemos ou comemos algo.

Para este mineral se manter sem perdas, o pH da nossa cavidade oral tem que ser neutro. Quando comemos ou bebemos algo este pH varia, tornando-se ácido o que leva a perda de minerais. Assim, quanto maior a frequência e o tempo do pH ácido na boca, maiores serão as perdas de minerais acarretando a perda da estrutura do esmalte, ou seja, as cavidades, buracos, que se formam. Essas cavidades são chamadas abrasão dentária, quando há desmineralização ácida (perda dos minerais da estrutura do dente), causada por um agente químico e não pelo envolvimento de ação bacteriana, doença cárie.

O vômito pode ser um efeito colateral do tratamento oncológico, podendo ocorrer durante, logo após ou dias após a infusão do quimioterápico. O vômito apresenta um pH ácido, devido ao suco gástrico do estomago e, assim, leva a desorganização da estrutura de esmalte – perda dos minerais. Após o ato de vomitar, queremos imediatamente escovar os dentes e esta escovação realizada no meio ácido, devido ao vômito, pode resultar numa severa abrasão. Assim, o esmalte é removido facilmente pela ação da higiene oral – escovação.

Por isso, após o ato de vomitar, faça bochecho com água e beba água. Caso queira tirar o gosto ruim, faça bochecho com enxaguatório bucal sem álcool e aguarde, pelo menos 30 minutos, antes de realizar a escovação. Realize a escovação com pasta de dente sem lauril sulfato de sódio e contendo flúor na dose de 1100 a 1500ppm, na quantidade indicada pelo seu dentista, de acordo com a idade do paciente.

Na Casa Durval Paiva, todos os assistidos são acompanhados por uma equipe de dentistas, que está sempre avaliando a condição e manutenção de saúde bucal, para não comprometer o tratamento oncológico.

Por Karina Guedes de Sousa - Cirurgiã dentista Casa Durval Paiva - CRO/ RN:3145

Artigos Relacionados