Fisioterapia por quanto tempo?

Por quanto tempo ele vai fazer fisioterapia? Com quanto tempo volto a andar? Vai demorar? Quantas vezes, por semana, eu preciso trazer meu filho aqui? Esses são alguns exemplos de questionamentos que um fisioterapeuta costuma ouvir, logo no primeiro contato com o paciente. O que devemos responder? Dez sessões serão suficientes? Todos os dias ou em dias alternados?

Diante de uma doença, lesão ou cirurgia, é fundamental conhecer a sua história, realizar o exame físico do paciente, ver exames complementares e só então, traçar os objetivos da conduta terapêutica. Os objetivos precisam ser alinhados com o que faz sentido para o paciente, com o que ele deseja. As metas precisam ser realistas e o tempo para alcançá-las, estabelecido.

O tempo de reabilitação deve levar em conta o período de cicatrização óssea ou de outras estruturas, em casos de lesão ou cirurgia. Se for preciso aumentar a força muscular, os efeitos da reabilitação serão percebidos após oito semanas, aproximadamente. Deixar claro para o paciente a relação entre o tempo que ele deseja e o tempo necessário para sua recuperação, é importante para evitar frustração ou ansiedade.

Tem paciente que pensa que quanto mais exercício fizer, mais rápido será o processo de recuperação. É necessário que ele entenda sobre o tempo necessário de repouso, entre os dias de atendimento, para evitar fadiga. O músculo também precisa de repouso para se recuperar, após exercícios intensos.

Devemos, também, ter cuidado com quem acha que não precisa de uma rotina regular de exercícios terapêuticos e um estilo de vida mais ativo, que tudo vai melhorar naturalmente. Esse comportamento pode prolongar o tempo de reabilitação e fazer com que o paciente não desfrute, plenamente, de sua funcionalidade.

Estabelecer, junto com o paciente, metas que sejam específicas, que possam ser medidas e avaliadas, que tenham relação com a realidade do paciente e a realidade do tempo necessário, contribui com o engajamento do paciente, em todas as fases do processo de reabilitação, o que influencia, positivamente, no resultado esperado.

Por Cinthia Moreno - Fisioterapeuta Casa Durval Paiva - CREFITO 83476-F

Artigos Relacionados