Dispensação de medicamentos durante o tratamento onco-hematológico

O farmacêutico tem interação direta com paciente e acompanhante, dessa forma, proporciona que o medicamento seja usado de forma racional e a terapêutica medicamentosa, fora do hospital, seja cumprida da melhor maneira em relação a prescrição médica.

A maneira como é dispensada a receita médica faz toda a diferença, fazendo com que o paciente e acompanhante sejam educados e façam o uso de forma correta.

Dispensar não é apenas entregar o medicamento, é escutar e avaliar, de uma forma completa, a situação de cada paciente, repassando informações necessárias como, por exemplo, a forma de tomar, onde guardar, permitindo que, no decorrer do tratamento fora do hospital, o paciente siga sem o aparecimento de problemas, que venham a comprometer a terapêutica.

A Casa Durval Paiva torna-se um aliado importante nas chances de cura das crianças e dos adolescentes portadores de doenças oncológicas ou hematológicas, pois as medicações prescritas e a assistência necessária, durante o tratamento, são disponibilizadas integralmente a eles.

O farmacêutico dispensa, orienta e identifica possíveis problemas, relacionados à medicação. As dispensações são feitas de forma individual ao paciente e o foco é fazer com que elas sejam tomadas de forma adequada, utilizadas como métodos para adesão do tratamento, também, fazendo uso de tabelas com ilustrações, dependendo de cada paciente.

Durante a dispensação, tem que haver esse cuidado, pois é nessa hora com uma escuta qualificada, que o farmacêutico obtém informações importantes, em relação ao estado da saúde do paciente.

Por Isabelle Resende - Farmacêutica Casa Durval Paiva - CRF2541

Artigos Relacionados