A importância dos grupos para o setor de psicologia da CDP

O trabalho com grupos, na Psicologia, é uma estratégia de intervenção amplamente utilizada nos diversos setores das práticas psicológicas. Um teórico importante da Psicologia, psiquiatra e psicanalista, Pichon-Rivière (1907-1977), define grupo como “um conjunto de pessoas motivadas por necessidades semelhantes e que se agrupam em torno de uma tarefa específica”.

Na Casa Durval Paiva, os grupos compõem-se como um espaço terapêutico que atende a mães/acompanhantes, adolescentes e crianças. Cada grupo tem uma motivação particular, que são debatidas coletivamente. A intervenção em grupos possibilita um espaço de acolhimento coletivo, sendo uma estratégia utilizada de forma multiprofissional dentro da instituição.

Dentre os grupos conduzidos, podemos citar “Mãos Dadas”, grupo formado por mães e acompanhantes, voltados para autocuidado e valorização da saúde mental; Grupo Lúdico, destinado às crianças de até 10 anos visando integração, socialização e um espaço de acolhimento, características fundamentais para o desenvolvimento infantil; e Projeto Construindo Emoções, que tem alcançado o grupo de adolescentes com faixa etária entre 11 e 18 anos, que promove o acolhimento e debates sobre saúde mental, visando o enfrentamento de distúrbios psicológicos.

A fim de promover maiores estratégias na promoção de saúde, os grupos buscam a integração, socialização, informação e bem estar, trazendo melhores formas de intervenções para seus tratamentos oncológicos e hematológicos, explorando a potencialidade da ação coletiva com grupos. Os temas abordados, e as informações trocadas entre os pacientes, promovem um maior momento de reflexão sobre suas vivências e o tratamento oncológico e hematológico.

Conclui-se que a prática de grupos é uma importante ferramenta terapêutica, que promove o cuidado, amplia as possibilidades de atuação multiprofissional, acolhe as diferenças e semelhança entre os participantes.

Por Jéssyca Martins Barros Costa - Psicóloga Casa Durval Paiva - CRP 17/4123

Artigos Relacionados