Doenças hematológicas

Em primeiro lugar, é preciso saber o que é hematologia? São os distúrbios formados dos componentes do sangue, como as hemácias, os leucócitos, as plaquetas e os da medula óssea.

Elas se dividem em doenças hematológicas não oncológicas, que são: anemias (sendo a principal doença), trombocitopenia imune primária e hemofilia.  Sua principal causa é a deficiência de ferro, vitamina B12 e ácido fólico, como também a diminuição das plaquetas, causando sangramentos ou hemorragias. As doenças hematológicas oncológicas que são: as leucemias e os linfomas. 

 Tanto as doenças hematológicas oncológicas, quanto as hematológicas não oncológicas são tratadas e acompanhadas pelo hematologista. O seu tratamento se dá através de quimioterapia, imunoterapia, radioterapia e, algumas vezes, precisam realizar o TMO (Transplante de medula óssea).

O paciente com doença hematológica sempre estará realizando exames laboratoriais, para poder dosar as taxas e, assim, o médico hematologista conduzir o tratamento, às vezes, será necessário a transfusão sanguínea, administração de ferro oral ou intravenoso, como também, o inverso, a sangria ou flebotomia terapêutica, tudo irá depender do resultado do hemograma.

Os fatores de riscos para as leucemias e os linfomas são os mesmos: prestar atenção nos sinas e sintomas, como alterações no hemograma, febre, perda de peso, sangramento, mancha roxas, cansaço, palidez, dor óssea, aumento dos gânglios, sudorese noturna, aumento do volume abdominal, esses são alguns dos sintomas e, na dúvida, procurar um médico. O diagnóstico precoce é possível.

A Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, acolhe crianças com doenças hematológicas e tem parceria com a LIGA Contra o Câncer, onde trata os pacientes com leucemias e linfomas, além do Hemonorte, onde os pacientes com doenças hematológicas não oncológicas são tratados.

Por Rilvana Campos Câmara - Diagnóstico Precoce Casa Durval Paiva - Coren – RN 223.574 - ENF

Artigos Relacionados