Alimentos aliados ao tratamento do câncer

A alimentação é muito importante para o sistema imunológico de qualquer pessoa, ainda mais para pacientes em tratamento oncológico, principalmente durante o tratamento quimioterápico. Incluir alimentos que aumentam a imunidade no cardápio pode ser a chave para enfrentar esse momento tão difícil.

Quando a imunidade está em queda, um dos sinais é a neutropenia, isso significa uma queda na produção de alguns elementos sanguíneos, como os glóbulos brancos, essenciais para o funcionamento do sistema imunológico durante a quimioterapia, para ajudar o seu corpo, existem diversos alimentos que fortalecem o sistema imunológico durante o tratamento de câncer. Conheça alguns!

O alho é um ingrediente utilizado como tempero, é rico em antioxidantes, além de vitaminas A e C, auxiliar a prevenir e tratar infecções. Os alimentos orgânicos não possuem agrotóxicos, que podem ajudar no tratamento do câncer e prevenir tumores, algumas substâncias encontradas nos agrotóxicos podem promover alguns tipos de câncer.

Na Casa de Apoio a Criança com Câncer Durval Paiva é realizado o cultivo de uma horta orgânica para auxiliar no tratamento dos pacientes e acompanhantes. Nada é desprezado na produção dos alimentos da casa: as cascas de frutas, legumes e ovos são reaproveitados para favorecer o solo do ambiente, o cultivo é realizado pelos usuários da casa.

A recomendação de ingerir alimentos orgânicos não é somente no tratamento do câncer, e sim tornar um hábito para a vida. Os alimentos que contêm as “gorduras boas” podem contribuir protegendo o sistema cardiovascular, sistema que pode ser muito afetado pelo tratamento da quimioterapia, além de ajudar no funcionamento do cérebro.

As gorduras boas são provenientes de azeites, além de abacates e oleaginosas como a castanha. A castanha é rica em selênio, esse mineral melhora o sistema imunológico do paciente, além de auxiliar no processo de cicatrização. Dentre outros, como: frutas cítricas, fibras, pimenta, e gengibre também adotados no dia a dia.

Por Natália Cavalcanti Nutricionista – Casa Durval Paiva CRN6 11467

Artigos Relacionados