Casa Durval Paiva promove campanha sobre Diagnóstico Precoce do câncer infantojuvenil

Casa Durval Paiva promove campanha sobre Diagnóstico Precoce do câncer infantojuvenil

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), câncer ou neoplasia é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm, em comum, o crescimento desordenado (maligno) de células, que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. A incidência do câncer, praticamente, dobrou em trinta anos, atrelado ao crescimento populacional contínuo e o envelhecimento da população mundial, que potencializaram o impacto da doença.

Neste sentido, sabendo-se que os índices de cura estão, diretamente, ligados ao diagnóstico precoce, durante o ano de 2021, a Casa Durval Paiva dará continuidade a “Campanha do Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil”, como forma de trazer informações à população, sobre o reconhecimento dos principais sinais de alerta da doença. A cada mês, a instituição vai realizar um trabalho intensivo de divulgação de sinais e sintomas de um tipo específico de câncer, entre os que mais acometem as crianças e os adolescentes.

Os principais tipos de neoplasias na infância são leucemia (câncer da medula óssea), tumores de sistema nervoso central e, em seguida, linfomas (tumores do sistema linfático). Ainda não existe um exame complementar específico, para o diagnóstico do câncer infantil, assim, os pais, professores, médicos, dentistas, entre outros profissionais, que atendem crianças, devem estar atentos aos sinais de alerta.

Durante o mês de janeiro, a campanha vai tratar sobre leucemia, câncer da medula óssea e do sangue, que é o mais comum em crianças e adolescentes. Existem tipos diferentes de leucemia, os mais frequentes são a leucemia linfoide aguda (LLA) e a leucemia mieloide aguda (LMA). A leucemia pode causar dor nos ossos e articulações, fadiga, fraqueza, sangramento, febre e perda de peso. As leucemias agudas podem progredir rapidamente, por isso, precisam ser tratadas, normalmente com quimioterapia, assim que é feito o seu diagnóstico.

Casa Durval Paiva

A Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva é uma entidade sem fins lucrativos, formada por voluntários e colaboradores, sustentada por doações e gestos de solidariedade da sociedade. Além de apoio ao tratamento, como hospedagem, alimentação, medicação e transporte, os pacientes participam de diversos projetos e recebem o apoio de uma equipe multidisciplinar que acolhe e ajuda os pacientes e seus familiares a superarem os momentos difíceis e a lutarem pela vida. Conheça outras ações e projetos desenvolvidos pela Casa em www.casadurvalpaiva.org.br ou nas redes sociais da instituição (@casadurvalpaiva).

Notas relacionadas