Dia de Doar reforça a importância da solidariedade e das doações no RN

Dia de Doar reforça a importância da solidariedade e das doações no RN

A crise em decorrência da pandemia do novo Coronavírus tem afetado diversas esferas da sociedade. Dentre elas, as instituições filantrópicas que sobrevivem de doações e gestos solidários da sociedade. Diante desse cenário, nove instituições potiguares se uniram e abraçaram a campanha mundial Dia de Doar, que vai acontecer na próxima terça-feira, 01/12. A Adote, Amico, Amigos do Pêlo, Apae, Casa do Menor Trabalhador, Centro SUVAG do RN, Grupo Reviver, Instituto do Bem e a Casa Durval Paiva convidam a sociedade para se mobilizar pelo Dia de Doar e demonstrar o seu apoio, doando e compartilhando a hashtag #DiadeDoarRN nas mídias sociais, gerando assim uma grande corrente de generosidade.

O Dia de Doar é realizado em nome do Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas com as causas e as organizações da sociedade civil, por meio da doação como instrumento para fortalecimento da democracia.

Cada instituição que participa do #DiadeDoarRN faz com que ele exista, através de ações que visem estimular a doação de indivíduos e empresas, promovendo a coparticipação destes, fomentando assim uma sociedade mais generosa e solidária, em especial, para com as causas sociais defendidas pelas organizações da sociedade civil.

Rilder Campos, presidente da Casa Durval Paiva, ressalta a importância da iniciativa. “Todo dia é dia de doar e uma vez por ano acontece uma grande celebração da doação. Essa é a proposta do #DiadeDoarRN, onde cada cidadão e empresa se torna coparticipante dos projetos e ações desenvolvidas pelas organizações não governamentais, fomentando assim a responsabilidade social e o exercício da cidadania, visando uma sociedade mais democrática”, explica.

Em maio, em virtude da propagação da Covid-19, ocorreu uma edição extraordinária da campanha, o Dia de Doar Agora, que mobilizou mais de 14 milhões de pessoas no Brasil e foram arrecadados 2 milhões de reais online. Neste ano, espera-se também que o Dia de Doar estimule ainda mais doações para combater os efeitos do Coronavírus, que chegaram à inédita marca de 6 bilhões de reais, de acordo com o Monitor das Doações COVID 19.  Ao mesmo tempo, a data quer reforçar que a doação pode se tornar um ato permanente, independente de situações de emergência.

 

Sobre o Dia de Doar

No Brasil, o Dia de Doar começou em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos, sendo promovida pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). A partir de 2014 o Brasil passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com 72 países participando oficialmente, e ações sendo realizadas em mais de 190. Conhecida internacionalmente como #GivingTuesday, que significa "terça-feira da doação", a mobilização vem na sequência de datas comerciais já famosas, como as BlackFriday e CyberMonday. É sempre realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day).  No Rio Grande do Norte, a Campanha já chega a sua quarta edição.

Saiba mais sobre a Campanha:  https://diadedoar.org.br/

Notas relacionadas