Casa Durval Paiva apresenta Mostra de Arte e Educação 2018

Casa Durval Paiva apresenta Mostra de Arte e Educação 2018

 

 

Nesta quarta, 31/10, das 14 às 17h, vai acontecer a Mostra de Arte e Educação 2018 da Casa Durval Paiva. Neste ano, o tema da mostra ‘Integrando Gerações’ objetiva o estreitamento dos laços familiares, enfatizando a educação na perspectiva da arte e cultura, bem como, a troca de conhecimento adquirido em cada fase da vida. A instituição fica situada na Rua Prof. Clementino Câmara, 234 – Barro Vermelho, em Natal e o acesso ao público é gratuito.

A Mostra de Arte e Educação conta com o apoio e financiamento do Programa Criança Esperança, através do Projeto Na Trilha do Desenvolvimento, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Natal COMDICA/FIA, mediante o Projeto Viver Feliz e do Instituto Nordeste e Cidadania – INEC que patrocina o Projeto Fazendo Arte.

As ações desenvolvidas junto as crianças da Casa objetivam a continuidade da escolarização dos pacientes, através da classe hospitalar e domiciliar, potencializando-a também por meio de atividades complementares, como: teatro, arte terapia, música, informática e passeio terapia. Já as oficinas para as mães e acompanhantes viabilizam o acesso à profissionalização, através da capacitação para a produção de artigos artesanais (brinquedos, fantoches, pintura e costura criativa), enfatizando os aspectos típicos da cultura regional, gerando sustentabilidade, fomento à cidadania e o respeito à vida.

As atividades nas salas de aula ajudam no processo de desenvolvimento da autonomia e independência necessárias aos participantes, resgatando, dentro do possível, sua rotina, bem como, proporcionando ânimo para enfrentar as dificuldades ocasionadas pelo tratamento médico. Tornam-se assim práticas terapeutizantes que possibilitam a reinserção social, numa perspectiva inclusiva.

Os impactos positivos podem ser constatados junto ao público alvo, como relata Martilene Nunes, mãe de Pedro Miguel, assistida pelo Projeto Fazendo Arte. “Tenho aprendido muitas coisas. Frequento sempre a Casa dos ofícios, onde nas oficinas de arte fazemos artesanatos, costuramos e pintamos. Tem sido muito bom, não só para mim, como para o meu filho, sinto que estamos evoluindo. Sou dona de casa, mas costurar mesmo nunca foi meu hobby, hoje me vejo outra pessoa, comprei até uma máquina de costura. O que produzimos conseguimos vender e arrecadar dinheiro, gerando uma fonte de renda extra. É muito importante passarmos a tarde aqui, não só para aprender, mas também é uma coisa boa para aliviar a mente do problema que vivemos, é uma terapia maravilhosa”, ressalta.

Dessa forma, os projetos têm trazido importantes contribuições para o público atendido pela Casa Durval Paiva, pois além de auxiliar na promoção da cidadania e respeito à vida das famílias, tem contribuído para a descoberta de novos talentos, na consolidação de mães artesãs e do desenvolvimento integral, contribuindo assim para uma perspectiva de futuro, onde os assistidos possam ser protagonistas de suas histórias.

 

Programação Mostra de Arte e Educação: Integrando Gerações

14h Apresentação Teatro/música – “Mani: Uma Viagem às nossas raízes”

15h Apresentação musical – Coral Bem Viver (Casa Durval Paiva).

Durante o evento:

- Trio de forró dó ré (médio)

- Exposição fotográfica: “Luz, Câmera, EducAÇÃO”;

- Exposição de arte: “Desenho dos Arretados”

- “Feira do Mangaio” - Exposição e comercialização dos materiais artesanais produzidos pelos familiares (brinquedos, conjuntos de cozinha e conjuntos de uso pessoal);

- Exposição - atividades pedagógicas de vivência e valorização a cultura local.

- Oficina de desenho – Ateliê Ricardo Tinoco.

 

Sobre a Casa

A Casa Durval Paiva atende à criança e ao adolescente com câncer e doenças hematológicas crônicas e seus familiares, durante e após o tratamento, buscando a cura, contribuindo para o resgate da cidadania, dignidade e a qualidade de vida. Em 23 anos de atividades, a Instituição já beneficiou 1.514 pacientes. Números de setembro de 2018 registram que a Casa possui 1.099 pacientes cadastrados, sendo que 539 estão em tratamento. Saiba mais sobre o trabalho da Casa em: http://www.casadurvalpaiva.org.br/

 

Notas relacionadas