Casa Durval Paiva completa 23 anos celebrando vidas

Casa Durval Paiva completa 23 anos celebrando vidas

A Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva completa 23 anos na próxima quarta, 11/07, celebrando as vidas de centenas de crianças e adolescentes que já passaram pela instituição. A data será marcada pelo reencontro dos ex-pacientes, hoje curados, que no evento irão compartilhar muitas histórias de lutas e superações.

Em mais de duas décadas, 1401 pacientes foram assistidos pela instituição. Hoje, 525 crianças e adolescentes entre 0 e 18 anos estão em tratamento contra o câncer ou doenças hematológicas crônicas.  Além do acompanhamento às terapias, a Casa acolhe e atende as famílias dos pacientes, contribuindo para a transformação da realidade social destas, proporcionando assim uma nova perspectiva de vida e de futuro.

A Casa oferece hospedagem, translado para consultas e exames, refeições, cestas básicas, medicamentos e acompanhamento de uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicóloga, arte educadora, dentistas, farmacêutica, nutricionista, pedagogas, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e profissional de TI.

A instituição ainda desenvolve diversos projetos voltados para o resgate da cidadania da criança e de seu acompanhante. Dentre eles, destacam-se: o Projeto Vida, que já construiu 88 casas e reformou 129 residências, proporcionando melhor qualidade de vida para o paciente e seus familiares; a classe domiciliar/hospitalar, com projetos que dão suporte à educação dos pacientes enquanto estão em tratamento e a Sala de Artes, que proporciona a capacitação profissional e a geração de renda para os familiares.

As ações e serviços prestados já alcançam 133 municípios do Rio Grande do Norte e ultrapassam as fronteiras territoriais, chegando aos estados da Paraíba, Ceará, Piauí e Sergipe. Certificada em 2017 com conceito ‘A’ do Selo Doar, que atesta a adequação ao Padrão de Gestão e Transparência do Terceiro Setor no Brasil, também foi reconhecida no mesmo ano como uma das 100 melhores Ongs do Brasil e a melhor do Nordeste, pelo Instituto Doar e a Revista Época.

Graças as sementes da solidariedade, centenas de histórias podem ser contadas na Casa Durval Paiva, umas de perdas, outras tantas de curas, mas a tônica principal é a celebração da vida, enquanto ela possa existir. A Casa Durval Paiva fica situada na Rua Prof. Clementino Câmara, 234 - Barro Vermelho, Natal/RN. O telefone para informações e contato é o 4006-1600.

Como tudo começou...

Em 1994 Rilder Campos e família descobriram que seu filho, Fernando Paiva Campos, de um ano, tinha Retinoblastoma, um tumor ocular identificado por uma mancha na pupila do olho, também conhecido como “reflexo do olho de gato”. Durante o tratamento, percorreram uma longa trajetória. Nos Estados Unidos, conheceram uma Casa de Apoio mantida pela Rede McDonald, onde durante um ano receberam todo o suporte para o tratamento. Fernando obteve a cura e a família um grande projeto: criar uma casa em Natal para apoiar crianças e adolescentes em tratamento do câncer, vindas de todo o Rio Grande do Norte. Fernando Paiva, o avô materno, doou uma casa para começar o novo projeto e com muita força de vontade, dedicação e ajuda de alguns amigos, começaram uma trajetória de conquistas pela vida. Em 11 de julho de 1995 foi fundada a Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, uma homenagem ao bisavô de Fernando. A partir daí, crianças e adolescentes de todo o Estado começaram a receber atendimento com dignidade e a ter esperança de dias melhores.

Notas relacionadas