ENEM: Casa Durval Paiva será ponto de prova especial para pacientes com câncer

ENEM: Casa Durval Paiva será ponto de prova especial para pacientes com câncer

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é um dos processos seletivos mais concorridos do país, entre os estudantes concluintes da educação básica. Na edição 2022, a Casa Durval Paiva, por meio do serviço educacional da Instituição, será ponto de prova especial para 3 pacientes, estudantes da Classe Hospitalar. Uma equipe da Cesgranrio já esteve na Casa, para avaliar os espaços físicos disponíveis e concedeu o direito de prova especial, que serão aplicadas na Instituição, nos dias 13 e 20 de novembro. 

A estudante Samyra de Lima Bezerra é uma das beneficiadas. Ela é uma paciente recém transplantada, que pretende concorrer a vaga de medicina. Nas edições anteriores, teve a solicitação de prova especial indeferida e, por esse motivo, não pôde realizar o Exame. Para ela, ter a concessão da prova de forma especial, na edição 2022, foi um grande ganho e garantia da perspectiva de acesso ao tão sonhado nível superior. Como ela, as alunas Aline Barbosa e Kethyllen Beatriz também farão as provas na CDP. 

A longa durabilidade do tratamento oncológico leva a mudanças na rotina da criança e do adolescente, o que inclui a dificuldade ou impossibilidade de frequentar o meio escolar. Atualmente, o espaço educacional da Casa Durval Paiva é composto pelas Classes Hospitalar e Domiciliar, dispondo de uma rotina de atividades curriculares e extra curriculares interdisciplinares, em parceria com as escolas regulares, onde os pacientes estão matriculados.

Esse é o resultado da missão da Casa Durval Paiva, que é “acolher a criança e ao adolescente com câncer e doenças hematológicas crônicas e seus familiares, antes, durante e após o tratamento, buscando a cura, contribuindo para o resgate da cidadania, dignidade e a qualidade de vida”. Conheça outras ações e projetos desenvolvidos pela Casa em www.casadurvalpaiva.org.br ou nas redes sociais da instituição (@casadurvalpaiva). 

Notas relacionadas