Casa Durval Paiva alerta sobre diagnóstico precoce do Câncer dos Tecidos Moles

Casa Durval Paiva alerta sobre diagnóstico precoce do Câncer dos Tecidos Moles

Em média, 50% do nosso corpo é composto por vários tipos de tecidos, como os músculos, fáscias, ligamentos, tendões, gorduras, vasos linfáticos, nervos e pele. Quando algum câncer acomete estes locais, eles são conhecidos como cânceres de partes moles ou tecidos moles, que são o destaque do mês de junho, integrando as atividades da Campanha do Diagnóstico Precoce 2021. Dentro dela, a Casa Durval Paiva está realizando um trabalho intensivo de divulgação de sinais e sintomas dos cânceres que mais acometem crianças e adolescentes.

Estas neoplasias podem ser divididas em tumores benignos, tumores benignos agressivos (intermediário) e tumores malignos (sarcomas). Eles atingem tanto crianças, quanto adultos e podem surgir em qualquer parte do organismo. Sendo que, mais de 60% dos casos, ocorrem nos braços e pernas.

Em alguns casos, os sintomas não se manifestam nos estágios iniciais e variam de acordo com a parte em que se desenvolve. Podem apresentar crescimento de nódulo ou caroço, em qualquer parte do corpo, dor abdominal (que se torna crescente com o tempo), sangue nas fezes ou vômito e fezes escuras ou negras (podendo ter um sangramento interno). Dentre os fatores de risco, podemos citar doenças genéticas, como síndrome de Gardner, síndrome de Gorlin e esclerose tuberosa ou síndromes familiares do câncer, como as de Li-fraumeni e retinoblastoma herdado.

É imprescindível estar atento aos sinais e sintomas, em caso de suspeita, procure um médico. As chances de cura do câncer infantojuvenil são de até 80%, se for diagnosticado precocemente.

Acompanhe as redes sociais da Casa Durval Paiva e conheça todos os sintomas e ações, que estão sendo realizadas pela instituição. Entre elas, lives mensais, distribuição de cartilhas de orientação, reuniões online - junto à equipe pedagógica das escolas, bem como, capacitação e sensibilização de profissionais da área de saúde.

Notas relacionadas