Sistema Único de Saúde (SUS) enquanto direito social

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a todo cidadão acesso integral, universal e gratuito a serviços de saúde: consultas, exames, internações, campanhas de vacinação, ações de vigilância sanitária, fiscalização de alimentos e registro de medicamentos.

O SUS deve oferecer todos os serviços necessários à recuperação do paciente oncológico, como cirurgia oncológica, oncologia clínica, quimioterapia, radioterapia, hematologia e oncologia pediátrica em Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia.

O caminho percorrido pelos pacientes diagnosticados com algum tipo de câncer acontece, muitas vezes, de forma lenta. Por isso, é preciso ter atenção aos mínimos detalhes, que abrangem a solicitação de consulta, exames, encaminhamento ao especialista, fornecimento de medicamentos, dentre outros.

Para atendimento no SUS é preciso se cadastrar em uma Unidade básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa e fazer o Cartão SUS. Para isso, é necessário o comprovante de residência e documento de identificação.

Existe também uma lista de medicamentos previamente autorizados pelo SUS, sendo liberado mediante avaliação e autorização dos órgãos competentes. O Ministério da Saúde, no seu portal na internet, informa todas as medicações incorporadas ao SUS.

Entre as etapas percorridas, o paciente costuma sentir muitas dificuldades quanto aos atrasos no agendamento de consultas, de exames e entrega de medicamentos, além de tantos outros obstáculos. Não somente os recém-diagnosticados, mas aqueles que estão em tratamento e aqueles que já alcançaram a remissão. Para tudo isso, o paciente precisa estar atento em acionar a Defensoria Pública, registrar sua reclamação e fazer valer seu direito de acesso ao tratamento de qualidade.

O serviço social da Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, ao acolher a criança ou adolescente com câncer e sua família, orienta e, quando necessário, articula com instâncias do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir o direito à saúde dos pacientes acompanhados.

Por Ana Carolina Galvão - Assistente Social Casa Durval Paiva - CRESS/RN 3731

Artigos Relacionados