Benefícios do acompanhamento odontológico em pacientes oncológicos

Existem várias modalidades de tratamento oncológico, que são quimioterapia, radioterapia, cirurgia ou transplante de medula óssea, que podem ser aplicadas de forma isolada ou associadas. Os pacientes oncológicos sofrem vários efeitos colaterais em decorrência do tratamento oncológico e a cavidade oral é um dos primeiros locais a ser atingido por esses efeitos. A odontologia está presente para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, diagnosticando, prevenindo e tratando os efeitos colaterais.

Os efeitos colaterais interferem bem na qualidade de vida dos pacientes e no processo de tratamento, por exemplo, a mucosite oral. Ela é um dos principais efeitos colaterais da quimioterapia e/ou radioterapia de cabeça e pescoço, trata-se de uma inflamação da mucosa oral, tipo uma afta podendo chegar a úlceras muito dolorosas, que não se restringem a boca, mas podendo atingir todo o trato gastrointestinal, debilitando o paciente.

Ao chegar num grau mais avançado, como graus 3 ou 4, podem até interromper o tratamento e o paciente ter progressão de doença nesse período, além de não conseguir se alimentar, deglutir, ter febre e passar um tempo maior internado. Além da mucosite, podemos citar outros efeitos, como alteração do paladar, hipossalivação, xerostomia (sensação de boca seca), limitação de abertura de boca, osteorradionecrose (necrose do osso da mandíbula, onde se submete a radioterapia de cabeça e pescoço).

Existem diversos benefícios para o paciente que recebe acompanhamento odontológico pré, durante e pós tratamento oncológico. Dentre eles, podemos citar qualidade de vida, a não interrupção ou suspensão do tratamento oncológico, redução de internações, redução do custo geral do tratamento, redução do risco de infecções, dor e uso de sondas de alimentação.

Os pacientes da Casa Durval Paiva têm essa assistência odontológica antes, durante e após o tratamento oncológico, tanto em ambiente ambulatorial, quanto hospitalar.

Por Simone Norat Campos - Dentista Casa Durval Paiva - CRO/RN 1784

Artigos Relacionados