Manifestações orais decorrentes da quimioterapia em crianças

A leucemia é uma doença caracterizada pela produção progressiva e excessiva de leucócitos na medula óssea. Os leucócitos também conhecidos como glóbulos brancos, são as células de proteção produzidas pela medula óssea, eles possuem a função de defender o nosso organismo contra doenças e infecções. A proliferação descontrolada de leucócitos leva à substituição dos elementos normais da medula óssea, resultando no acúmulo de células imaturas no sangue.

Já a medula óssea é um tecido localizado no interior dos ossos, que produz precursores de hemácias, de plaquetas e de cinco tipos diferentes de leucócitos. Os precursores mais imaturos são chamados blastos. Essas células se dividem e amadurecem na medula óssea, que normalmente, quando está sem doença só libera no sangue células maduras.

A etiologia da leucemia ainda é incerta, mas muitos estudos apontam para fatores causais, como infecções virais e exposições à radiação e exposições químicas. Existem três subtipos diferentes de linfócitos e, portanto, existem diferentes tipos de leucemia, que são classificadas de acordo com o tipo de linfócito envolvido, assim como, a duração e as características da doença.

A leucemia linfoblástica aguda (LLA) representa aproximadamente 80% das leucemias e ocorre principalmente em crianças. A LLA resulta de uma produção descontrolada e excessiva de blastos linfoides, dificultando a produção normal de glóbulos vermelhos e brancos, bem como de plaquetas. As chances de sobrevivência aumentaram com os avanços nas modalidades de tratamento anticâncer.

Os primeiros sinais de leucemia podem ocorrer regularmente na cavidade oral, principalmente na fase aguda do câncer, como lesões comuns nesta fase da doença, que podem ser observadas e reconhecidas principalmente pelo dentista. As manifestações mais comuns de leucemia na cavidade oral são sangramento gengival, hiperplasia gengival (aumento da gengiva), infecções oportunistas e alterações ósseas. Os sintomas gerais da leucemia linfoblástica aguda são: Sensação de cansaço, sensação de fraqueza, sensação de tonturas ou vertigens, falta de ar, febre, infecções graves ou frequentes e hematomas ou hemorragias.

Durante o tratamento antineoplásico, as lesões em cavidade oral tornam-se ainda mais graves, pois a quimioterapia não consegue ser tão seletiva e atua em células pouco diferenciadas ou de alto grau de metabolismo, além de tratar a leucemia, a quimioterapia acaba afetando, também, as células normais do corpo, dentre elas, as células da mucosa oral.

As lesões mais frequentes em mucosa oral, que são decorrentes da quimioterapia em pacientes com leucemia linfoblástica aguda, são as mucosites (inflamação das mucosas), candidíase (doença oportunista de origem fúngica - a queda de imunidade durante o tratamento de quimioterapia favorece o seu surgimento), periodontite (comprometimento das estruturas de suporte do dente – gengivas, ligamento periodontal e osso) e gengivite (inflamação das gengivas).

A condição de saúde bucal dos portadores de leucemia linfocítica aguda muda, de acordo com a higiene bucal do paciente, por isso e por todos os fatores elencados, se faz a importância do dentista em uma equipe de oncologia ou em organizações que trabalhem com pacientes oncológicos, tanto para tratar as alterações em cavidade oral decorrentes da própria leucemia, como para tratar as lesões decorrentes ao tratamento antineoplásico, melhorando a saúde bucal do paciente. A Casa Durval Paiva oferece esse suporte, através do setor de odontologia.

Por Anna Crisllainy da Costa Monteiro - Odontopediatra da Casa Durval Paiva - CRO/RN 5213

Artigos Relacionados