Medicamentos psicotrópicos em crianças com câncer

As crianças em tratamento contra o câncer desenvolvem ansiedade, o que se faz necessário a prescrição de drogas psicotrópicas (medicamento de controle especial seja ele tarja preta ou vermelha). No início do tratamento oncológico, os psicotrópicos são prescritos para tratar essa ansiedade e stress, pois as crianças e os adolescentes em tratamento não estão preparados para o tratamento, até então desconhecido.

Como o tratamento é longo e doloroso, então, os medicamentos são prescritos para amenizar os transtornos que, com o passar do tempo, podem vir a surgir, como autoestima baixa, distanciamento dos amigos, rendimento escolar baixo, choro, falta de concentração, perda dos cabelos e outros mais.

Durante o tratamento oncológico, esses pacientes usam vários medicamentos para o tratamento e as doses de medicação vão depender da localização do tumor e do tipo de câncer, então, as medicações do próprio tratamento podem ocasionar mudanças psíquicas e orgânicas, já que o organismo dos adolescentes e crianças estão em constante modificação.

Por deixar o organismo fragilizado, é necessário que, antes de serem prescritas, sejam observadas as interações medicamentosas, reações adversas e os efeitos colaterais que a junção destes medicamentos pode causar.

A Casa Durval Paiva fornece os medicamentos prescritos pelos médicos, durante o tratamento, de forma gratuita. A quantidade dispensada pelo farmacêutico é para, aproximadamente, 15 dias contínuos. A única exigência é que o paciente esteja cadastrado na instituição e com a prescrição médica.

No ato da dispensação, o acompanhante recebe a medicação e as orientações necessárias, para que o paciente faça a adesão ao tratamento em domicílio, onde, dependendo do grau de compreensão, são elaboradas tabelas, que contém todas as informações, de forma lúdica, com ilustrações contendo os horários a seguir, durante o dia. Através da ficha de dispensação, o farmacêutico faz o acompanhamento e monitoramento da terapia medicamentosa.

Por Isabelle Resende - Farmacêutica Casa Durval Paiva - CRF2541

Artigos Relacionados