Cárie de acometimento precoce na infância

A cárie dentária é a doença crônica mais comum na infância, podendo se desenvolver rapidamente, ocasionando dor e sofrimento nas crianças. Ela pode ocasionar dificuldades na mastigação e na fala, além de prejuízos estéticos e na qualidade de vida das crianças afetadas.

A cárie de acometimento precoce na infância é definida como a presença de um ou mais dentes decíduos cariados, perdidos por cárie ou restaurados antes dos 71 meses de idade. No Brasil, a prevalência da cárie precoce da infância é de 60%, entre as crianças com cinco anos de idade. Seu aparecimento na cavidade bucal ocorre pela interação de microrganismos (bactérias) e pela presença de uma dieta rica em carboidratos, com alta ingestão de açúcar (dieta cariogênica).

A prevenção dela pode ser realizada através de algumas medidas, uma delas, o cuidado com a alimentação, evitando a exposição ao açúcar, antes dos dois anos de idade. Os principais influenciadores na formação do paladar e das preferências alimentares das crianças são os pais e ou/responsáveis, então, quanto mais se postergar o contato com o açúcar, mais saudável a criança será e menor será a necessidade dela ingerir comidas e bebidas adoçadas artificialmente. Escolha alimentos saudáveis para oferecer ao seu filho, descasque mais e desembale menos.

Ainda com relação aos cuidados com a alimentação, deve-se evitar a ingestão de mamadeiras ou líquidos açucarados, principalmente à noite e na madrugada, onde, em alguns casos, se torna rotina as crianças adormecerem sem que seja realizada a higiene bucal. A higienização bucal noturna é a mais importante, pois, durante o sono, o fluxo salivar diminui e a saliva é um componente muito importante no desafio cariogênico, protegendo o dente no processo de desmineralização. Dessa forma, a escovação noturna não deve ser negligenciada. Nesses casos, a mamadeira pode ser substituída pelo uso de um copo, assim, a criança se alimenta ainda acordada e, logo após, os pais deverão realizar a escovação.

Outra medida de prevenção é a realização da higiene bucal correta. A partir do surgimento do primeiro dentinho, já se deve utilizar a escova de dentes, que seja adequada para a idade da criança, com a cabeça pequena e cerdas macias. O creme dental com flúor deve ser utilizado, também, desde o início da formação dentária, na concentração de 1.100 ppm de flúor. Sendo indicada a quantidade referente a meio grãozinho de arroz cru, para crianças menores de 2 anos, de 1 grão de arroz cru, para crianças de 2 a 4 anos, e 1 grão de feijão, para crianças com mais de 4 anos.

Por fim, deve-se realizar consultas de prevenção no odontopediatra, a partir do surgimento do primeiro dentinho, pois ele é o profissional especializado para realizar todas as orientações necessárias, para manter a saúde bucal das crianças em dia. Além disso, deve-se realizar consultas periódicas ao odontopediatra, com uma frequência mínima de 6 meses.

Na casa Durval Paiva, o serviço de odontologia oferece essa assistência às crianças, sempre visando a prevenção da cárie e de outras doenças bucais, diminuindo as chances dela necessitar de algum tratamento dentário mais invasivo e aumentando a qualidade de vida.

Uma vez que a cárie de acometimento precoce já esteja instalada, o tratamento proposto vai variar, de acordo com o estágio no qual se encontra o processo carioso, podendo ser adotadas abordagens preventivas, interceptativas ou reabilitadoras, em casos mais avançados.

Por Anna Crisllainy da Costa Monteiro - Odontopediatra Casa Durval Paiva - CRO/RN 4839

Artigos Relacionados