Uso da quimioterapia no câncer infantil

A quimioterapia é usada no tratamento do câncer infantil para destruir as células malignas tumorais através dos medicamentos antineoplásicos. A quimioterapia tem ação sistêmica e atua em todo o corpo, diferente da radioterapia que a ação é local. Para a criança diagnosticada com câncer é traçado um esquema de tratamento quimioterápico, que pode ter vários objetivos: curativo, controle da doença e paliativo.

O tratamento curativo tem por objetivo eliminar o câncer por completo, não há como determinar quanto tempo esse tratamento vai durar. No caso de controle da doença, existem alguns tipos de câncer que já estão bastante espalhados pelo organismo e a quimioterapia não consegue erradicar a doença, mas consegue controlar e fazer com que se mantenha e não se espalhe, melhorando a qualidade de vida dessa criança ou adolescente. E, nos casos de cuidados paliativos, esses medicamentos proporcionam o alivio das dores e dos sintomas do paciente, fazendo com que ele tenha uma melhor sobrevida.

O oncologista pediátrico após montar o esquema terapêutico, seguindo protocolo para cada paciente, faz o ajuste da dose e define a via de administração, assim como também se será usado apenas um medicamento antineoplásico ou se será feita uma combinação de medicamentos. Para que o tratamento seja seguro e eficaz algumas particularidades devem ser observadas, como por exemplo: a idade do paciente, se há algum histórico de doença pré-existente que antecede o câncer, tipo de câncer, dentre outras.

As quimioterapias são administradas em intervalos curtos de tempo. A continuidade da finalização de cada ciclo vai depender dos efeitos colaterais de cada paciente. Dependendo da intensidade desses efeitos, se faz necessário o ajuste das doses dos quimioterápicos, para que esse paciente possa se recuperar. Os efeitos colaterais já são previsíveis durante o tratamento, sendo administrados medicamentos para amenizá-los. Durante o acompanhamento do tratamento oncológico de crianças e adolescentes na Casa Durval Paiva é fornecida a medicação que previne e ameniza tais efeitos, o farmacêutico dispensa através da prescrição médica e orienta os acompanhantes sobre a forma correta a ser tomada, de acordo com a prescrição médica.

Por Isabelle Resende Farmacêutica - Casa Durval Paiva CRF 2541

Artigos Relacionados