Atuação do assistente social no apoio ao tratamento oncologico infantil

O serviço social é uma profissão "inscrita na divisão social do trabalho, situada no processo de reprodução das relações sociais". Surgiu no Brasil na  década de 1930. Atualmente, ela está vinculada ao campo das ciências sociais aplicadas, cujo objeto de intervenção são as expressões multifacetadas da questão social e/ou do problema social. Utiliza o conhecimento de diversas ciências afins, como sociologia, psicologia, economia, ciência política, antropologia, direito, ética e estatística. O serviço social é uma profissão de caráter sociopolítico, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das ciências humanas e sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da "questão social", isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho.

Os assistentes sociais analisam, elaboram, coordenam e executam planos programas e projetos para viabilizar os direitos da população e o seu acesso às políticas sociais, como saúde, educação, previdência social, habitação, assistência social e a cultura. Analisam as condições de vida da população e orientam as pessoas ou grupos sobre ter informações, acessar direitos e serviços para atender às suas necessidades sociais. Também elaboram laudos, pareceres, estudos sociais e realizam avaliações, analisando documentos, estudos técnicos e coletando dados e pesquisa. Trabalham no planejamento, organização e administração dos programas e benefícios sociais fornecidos pelo governo, assessoria de órgãos públicos, privados, organizações não governamentais (ONG) e movimentos sociais. Também podem trabalhar como docentes nas faculdades e universidade que oferecem o curso de Serviço Social. As competências e atribuições privativas estão previstas na Lei 8.662/1993 que regulamenta a profissão. Os assistentes sociais podem trabalhar junto a outras categorias como psicologia, educação, enfermagem, direito, dentre outras.

Na Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva o setor de serviço social atua desde 1997. Atualmente, o setor é formado por duas assistentes sociais, em regime de seis horas. Funciona como porta de entrada para realização do cadastro e acolhimento dos pacientes onco-hematológicos encaminhados a Casa. O setor possui caráter inclusivo, interventivo e educativo, tendo como foco o processo curativo do paciente e acompanhamento do grupo familiar, no que diz respeito à estrutura familiar, questões sociais e socioeconômicas. Tem como principais atividades: entrevista social/cadastro dos pacientes, acolhimento, orientações quanto aos direitos e benefícios através de encaminhamentos, análise socioeconômica do grupo familiar, visitas domiciliares, agendamento de exames/consultas e palestras/rodas de conversa de cunho socioeducativo.

É importante destacar que a criança e o adolescente são vistos não apenas com indivíduos, mas como seres sociais inseridos em uma realidade social que precisa ser conhecida e trabalhada, assim o serviço social também faz parte da equipe multidisciplinar da instituição na perspectiva de colaborar com o processo de tratamento e cura.

Soraya Mendes Guimarães

Assistente Social – Casa Durval Paiva

CRESS/RN 1249

Por Soraya Mendes Guimarães

Artigos Relacionados