Setembro Dourado e o diagnóstico precoce

Setembro Dourado e o diagnóstico precoce são duas ações que devem andar juntas. O setembro dourado é um mês de conscientização ao câncer infantojuvenil, liderado pela Coniacc (Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer), onde conta com o apoio de instituições filiadas, que promovem ações, no mês de setembro, em prol da causa, representada pelo laço de cor dourada. Essas ações percorrem Municípios e Estados, explicando a importância do diagnóstico precoce, enfatizando que a cura é possível, desde que seja trabalhada e comandada de forma correta.

A Casa Durval Paiva trabalha, desde o ano 2000, com o diagnóstico precoce. Nos últimos dois anos, deu vida a um setor especifico, que trabalha ininterruptamente, buscando melhorar informações, capacitar e sensibilizar profissionais, tanto da saúde como da educação, formando multiplicadores, para que possam disseminar as informações acerca do diagnóstico precoce. Tendo em vista que o câncer infantojuvenil é a principal causa de morte por doença, entre 1 e 19 anos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Falar no câncer infantojuvenil requer cuidado e atenção, porque, diferentemente do câncer do adulto, que pode ser prevenido, por depender de fatores externos, o infantil só pode ter o seu diagnóstico precoce, pois não há formas de prevenção, em alguns casos, as crianças já nascem com ele. Então, tempo é cura! Quanto mais rápido for diagnosticado, mais chances de cura essa criança terá e sem sequelas.

O câncer infantojuvenil é muito agressivo e de fácil proliferação, é importante conhecer os sinais de alerta. Na dúvida, encaminhe seu filho ao pediatra, que é o profissionais mais indicado para dar o diagnóstico.

Por Rilvana Campos Câmara - Diagnóstico Precoce Casa Durval Paiva - Coren – RN 223.574 - ENF

Artigos Relacionados