Cordel como recurso literário para resgatar a história de vida do paciente com câncer

O Cordel, um gênero literário marcado por sua simplicidade, tem como objetivo trazer relatos sobre eventos históricos, artísticos, políticos e folclóricos, onde ganham destaque em versos destituídos de formalidade, para alcançar uma linguagem apropriada de interação com o povo, sobre assuntos importantes e diversos. A literatura impressa em folhetos ou panfletos, ganha esse nome pelo fato de ser vendida em feiras e praças, penduradas em cordéis. Promovendo, portanto, conhecimento popular da cultura do nordeste brasileiro.

Para reestabelecer o contato do aluno em tratamento oncológico, com elementos populares de grande relevância para formação cultural, resgate a história de vida e contexto em que está inserido, a equipe pedagógica da classe hospitalar/domiciliar da Casa Durval Paiva traz a literatura de cordel como um recurso pedagógico que vem para lançar desafios; ajudar a desenvolver o senso crítico; a capacidade de oratória e a organização de ideias, durante o acompanhamento pedagógico na classe.

Trabalhado de forma interdisciplinar com a oficina de Musicalização, atividades do projeto “Sertão Florido”, executado com recursos do Instituto Neoenergia COSERN, contemplado pelo Edital Transformando Energia em Cultura, com Incentivo da Lei Câmara Cascudo por meio da Fundação José Augusto, o Cordel vem como uma produção textual, onde através de versos, métricas e rimas, o aluno/paciente irá construir, sob a orientação das professoras, o “Cordel da Vida”, em virtude de resgatar fatos da sua vida que não devem se perder no tempo e merecem ficar registrado. Ao falar de suas histórias de vida, cada aluno terá a oportunidade de se conectar com emoções e desempenhar um papel diferente, percebendo sua existência e valorizando sua história de vida e contexto familiar.

Aplicar o cordel em contexto de classe hospitalar, além dos conteúdos extracurriculares, é possível trabalhar também o gênero literário em abordagens dos conteúdos curriculares, ampliando o conhecimento de mundo, o repertório cultural e a criatividade textual, aplicando-o nas disciplinas de português, história, geografia e ciências, para o desenvolvimento e assimilação de conteúdo.

Assim, em virtude de minimizar as perdas educacionais, ocasionadas pelo afastamento da escola, em função do tratamento oncológico, o setor educacional da Casa Durval Paiva busca incentivar o aluno/paciente a interagir com os recursos pedagógicos e oficinas disponíveis na rotina de atividades, sendo essas, algumas estratégias que vem para resgatar um pouco da sua história de vida antes e durante o tratamento. Buscando resultar em bem-estar e motivação, bem como a retomada da vida escolar, a fim de mostrar a importância da educação e acesso ao conhecimento, mesmo durante o período de adoecimento.

Por Sandra Fernandes da Costa - Coordenadora Pedagógica Casa Durval Paiva

Artigos Relacionados