Alimentos que auxiliam no combate ao stress e a ansiedade

Ansiedade e stress são distúrbios psicológicos, que afetam milhares de pessoas em todo o mundo. É uma condição caracterizada por preocupação excessiva, diante de situações consideradas preocupantes ou estressantes. Para ajudar a combater essa desordem, uma alimentação adequada, rica em vegetais, frutas, legumes, grãos integrais e proteína, pode ajudar a gerenciar o tratamento, de forma natural.

Alguns alimentos, como a castanha do Pará, rica em selênio, melhora o humor e reduz a inflamação. Os peixes, como salmão, sardinha e arenque, são ricos em ômega-3, substância que ajuda na função cognitiva, melhorando a saúde mental, sendo capaz de eliminar os sinais responsáveis pelas mudanças repentinas de humor.  O ovo, ajuda a regular o humor, sono, memória e o comportamento. Os chás: verde e camomila, possuem efeitos calmantes.

Inflamações crônicas de intestino podem ser parcialmente responsáveis pela ansiedade e stress, a introdução de iogurtes fermentados, que contém bactérias benéficas, também tem efeitos positivos na dieta.

Diante disso, existe a necessidade dos cuidados com os alimentos processados e multiprocessados, como as bolachas recheadas, os sucos industrializados, refrigerantes, molhos, e alimentos coloridos artificialmente. O consumo dessas opções pode gerar stress e ansiedade, devido ao excesso de açúcar, gordura e sal, além disso, retardar a resposta do tratamento oncológico, no caso, os usuários dos serviços da Casa Durval Paiva.

O excesso de alimentos industrializados causa sobra de energia calórica e pouca nutrição ao organismo, gerando obesidade, inflamações no organismo, deficiência de concentração, de aprendizado e de memória. A insuficiência de nutrientes pode provocar, ainda, alterações neurológicas na adolescência, acarretando doenças, como hipertensão, diabetes, alterações articulares e comportamentais (irritabilidade e ansiedade), por exemplo.

Contudo, para proporcionar um tratamento humanizado e satisfatório, às crianças, adolescentes e acompanhantes assistidos pela Casa Durval Paiva, é oferecida uma alimentação diversificada, que auxilia no bem estar cognitivo (saúde mental), apresentando uma variedade de vitaminas e minerais disponíveis na alimentação e desmistificando o conceito de que o tratamento vem apenas da medicação.

Os vegetais antioxidantes, também, entram no cardápio, como protetores da saúde mental, eles estão presentes nas frutas vermelhas e nas frutas cítricas, morangos, amoras, framboesas, limões, acerola, abacaxi e laranja, que são frutas comuns em boa parte do Brasil, são ricas nessas substâncias. A banana, contém diversos nutrientes importantes. Porém, ela se torna um dos alimentos para combater a ansiedade, por ser uma fonte de um aminoácido chamado triptofano.

Por Natália Cavalcanti - Nutricionista Casa Durval Paiva - CRN6 11467

Artigos Relacionados