A importância do consumo de água para o tratamento do câncer

A água representa cerca de 60% do peso total do corpo de um indivíduo adulto e quase 80% do corpo de uma criança. Água é fundamental para o transporte de substâncias, como oxigênio, nutrientes e sais minerais, pois faz parte da composição do plasma sanguíneo. Além de levar nutrientes para as células, a água proporciona a eliminação de substâncias pela urina, que é formada, basicamente, por água e substâncias tóxicas ou em excesso, dissolvidas.

Recomenda-se a ingestão de, ao menos, dois litros e meio de água, diariamente, para que o organismo funcione adequadamente. Além da ingestão, essa substância também pode ser retirada de todos os alimentos, que se diferenciam apenas pela quantidade de água disponível em cada um.

O atendimento clínico nutricional da Casa Durval Paiva realiza orientações aos pacientes e acompanhantes, para sugestões de refeições hidratantes como sopa, vitamina, água de coco e frutas, como melancia, laranja e abacaxi. Saborizar a água é uma opção, acrescentando rodelas de gengibre, folhas de hortelã, alecrim, canela em pó, cravo ou rodelas de frutas cítricas.

Alguns sintomas podem ser observados, quando o corpo fica sem água: Sede, boca seca, lábios rachados e urina mais escura. A urina é um dos mais evidentes sintomas, sendo essencial que ela esteja bem clara.

Pacientes em tratamento contra o com câncer tem o organismo frágil, devido aos efeitos colaterais da quimio ou radioterapia, podendo haver episódios de vômitos e perda de líquidos, causando, consequentemente, a perda de sais minerais.

Por conta disso, a ingestão de água se torna essencial para órgãos como o coração, rins, fígado, cérebro e intestino, reparando assim os líquidos e sais minerais perdidos.

A água é necessária para manter seu corpo funcionando em sinergia, é fundamental para regular a temperatura e eliminar os resíduos e toxinas pela urina e evitar o cansaço, dor de cabeça, irritabilidade, constipação e náusea.

Por Natália Cavalcanti - Nutricionista Casa Durval Paiva - CRN6 11467

Artigos Relacionados