O que é LINFOMA?

O Linfoma é um tipo de câncer que afeta os linfócitos, que são células responsáveis por proteger de infecções e doenças, contaminando assim o sistema linfático. A doença pode ocorrer em qualquer faixa etária, porém, é mais comum entre adolescentes e adultos jovens (15 a 29 anos), adultos (30 a 39 anos) e idosos (75 anos a mais).

Sua principal característica é o desenvolvimento de linfonodos, conhecidos por ínguas ou landras, que se localizam na axila, virilha e pescoço, formando caroços. Os sintomas característicos são febre, suor noturno, cansaço excessivo e perda de peso, sem causa aparente.

Tipos de Linfoma:

  • Os principais são: linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin. As duas formas de doenças podem acometer tanto adultos como as crianças.

Detecção precoce:

  • Através de investigação por exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença.

Diagnóstico:

  • É feito por meio de biópsia da região afetada, levado para o exame patológico.

 

Tratamento:

  • O tratamento clássico é a poliquimioterapia, que é uma quimioterapia com o uso de múltiplas drogas, com ou sem radioterapia associada. No momento do diagnóstico, dependendo do estágio da doença, pode-se estimar o prognóstico do paciente com o tratamento.

É importante estar atento aos sinais e sintomas, em caso de suspeita, procure um médico. Há cerca 80% de chance de cura, se for diagnosticado precocemente e tratado em um centro especializado.

https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/linfoma-de-hodgkin

https://www.abrale.org.br/doencas/linfomas/

https://www.tuasaude.com/linfoma/

Por Rilvana Campos Câmara - Coordenadora do diagnóstico do câncer infantojuvenil da CDP

Artigos Relacionados