Benefícios dos Suplementos Alimentares no tratamento do câncer

Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou estão sendo consumidos em quantidade insuficiente, na dieta de uma pessoa. Eles são produtos com características nutricionais idênticas às dos alimentos, a diferença é que os suplementos são concentrados alimentares comercializados sob a forma de cápsula, pó, pastilha, líquido, dentre outros. Os benefícios ou riscos ligados ao consumo dos suplementos são exatamente iguais aos da excessiva ou baixa ingestão de qualquer alimento.

Esses suplementos não devem ser consumidos para substituir os alimentos, nem serem considerados como alimentação nutricional. A finalidade deles é complementar a dieta de uma forma balanceada. Na Casa de Apoio Durval Paiva, é indicado o uso dos suplementos, desde o início do diagnóstico, para prevenir ou auxiliar na perda de peso, ganho de massa muscular e melhora na imunidade. É comum que o paciente com câncer entre em caquexia, que é a perda de tecido adiposo e músculo ósseo.

A dosagem de consumo do suplemento deve ser de acordo com a necessidade do paciente, 2 a 3 vezes por dia, após as principais refeições ou junto a elas: café da manhã, almoço e/ou jantar. Reforçando que eles não devem ser utilizados para substituir refeições. Existem diferentes tipos de suplementos alimentares, podem ser hipercalóricos (auxiliam no ganho de peso), proteicos (para ganhar massa muscular), antioxidante (contra o envelhecimento das células) e com fibras, prebióticos e probióticos (para regular a saúde do intestino).

Lembrando que a suplementação deve ser seguida junto ao tratamento com os medicamentos, como estimulantes do apetite, trazendo melhores resultados para o paciente, pois a alimentação faz parte do tratamento. Durante o tratamento oncológico, nenhum tipo está proibido, apenas, é preciso tomar alguns cuidados com as chamadas “baganas”, por exemplo, doces, frituras, salgadinhos processados e industrializados. Entretanto, caso seja preciso controlar a glicemia, que é a quantidade de açúcar no sangue, ou a pressão, pode ser preciso cortar esse tipo de alimento.

Seguindo a pirâmide alimentar infantil, a ingestão diária máxima de açúcar, adicionada à alimentação, de 2 a 18 anos, não deve ultrapassar 25g/dia, equivalente a seis colheres de chá. O consumo de sódio (sal) não deve ultrapassar 1500mg por dia, o que corresponde a 4g ou uma colher de chá. Para se ter ideia, um pacote de macarrão instantâneo possui, em média, 2068mg de sódio, uma salsicha tem 575mg e molhos prontos, 340 mg.

Ao comprar um suplemento, é importante seguir algumas regras. Primeiro, deve ser indicado por um profissional, médico ou nutricionista; O produto deve ser comprado em locais seguros, como: farmácias e lojas especializadas; e, o principal, seguir as recomendações de uso.

Por Natália Cavalcanti - Nutricionista Casa Durval Paiva CRN6 11467

Artigos Relacionados