Redução do fluxo salivar e sensação de boca seca em pacientes oncológicos

O tratamento do câncer tem por finalidade a cura ou o alívio dos sintomas da doença. Os tratamentos com medicamentos, cirúrgicos e radioterápicos, podem provocar efeitos colaterais que variam de paciente para paciente, dependendo de múltiplos fatores e podendo ser diferentes quanto à intensidade e duração. Alguns pacientes poderão apresentar efeitos colaterais mais severos, outros mais leves ou mesmo não apresentar qualquer efeito colateral.

A sensação de boca seca, cientificamente denominada “xerostomia”, ocorre quando as glândulas salivares não produzem saliva suficiente para manter a boca úmida. Como a saliva é necessária para a mastigação, deglutição, degustação e o ato de falar, essas atividades podem tornar-se mais difíceis.

A boca seca pode ser causada pela quimioterapia ou radioterapia, as quais prejudicam as glândulas salivares. A boca seca causada pela quimioterapia torna a saliva mais espessa, provocando a sensação de secura, que geralmente é temporária e reverte-se em duas a oito semanas após o término do tratamento.

A radioterapia da região da cabeça e pescoço também pode causar secura na boca. Após o fim do tratamento radioterápico, pode demorar seis meses ou mais para as glândulas salivares voltarem a produzir saliva. Apesar de alguma melhora, os pacientes podem apresentar secura durante o primeiro ano após o tratamento radioterápico, e muitos vão continuar a ter algum nível de secura por tempo indeterminado, principalmente se a radioterapia foi dirigida às glândulas salivares.

Pacientes que fizeram transplantes de medula óssea também podem apresentar xerostomia. Além disso, alguns tipos de medicamentos, incluindo antidepressivos, diuréticos e analgésicos, podem causar boca seca. A boca seca também pode ser o resultado de uma infecção na boca ou desidratação.

Os sinais e sintomas da boca seca são: sensação seca e desagradável na boca; saliva densa e fibrosa; dor ou sensação de queimação na boca ou na língua; rachaduras nos lábios ou nos cantos da boca; língua seca e rígida; dificuldade para mastigar, degustar, engolir e falar; úlceras ou infecções na boca.

Além da dificuldade de comer e falar, a xerostomia pode causar problemas dentários. A saliva ajuda a manter o equilíbrio das bactérias na boca e protege contra infecções e cáries. Sem saliva suficiente, as bactérias e outros organismos podem crescer muito rapidamente na boca, causando infecções e feridas. A saliva lava os ácidos e partículas de alimentos deixados na boca após a alimentação. Portanto, a falta de saliva pode causar cáries e doenças gengivais.

Embora a boca seca não possa ser impedida, alguns tratamentos podem ajudar. No consultório odontológico da Casa Durval Paiva, os pacientes recebem cuidados, a fim de prevenir a secura bucal e problemas dentários, tais como: visitas periódicas ao consultório, antes, durante e após o tratamento oncológico para verificação, tratamento e manutenção da saúde bucal; orientação ao paciente quanto à necessidade de escovação dos dentes pelo menos quatro vezes por dia, com escova de cerdas macias e creme dental com flúor na quantidade necessária; orientação sobre uso do fio dental uma vez por dia (se necessário, orientar enxaguar a boca quatro a seis vezes por dia, especialmente após as refeições, com solução de bicarbonato de sódio); instrução para beber pequenos goles de água durante todo o dia e, se preciso for, usar saliva artificial para umedecer a boca; orientação para mastigar chiclete ou chupar balas sem açúcar para aumentar o fluxo de saliva e evitar bochechos com produtos dentários que contenham álcool.

Por Anna Letícia Xavier de Lima Dentista - Casa Durval Paiva CRO/RN 5213

Artigos Relacionados