Como utilizar os medicamentos

Ao tomar um medicamento é preciso cuidado, pois não se está completamente seguro. Os medicamentos são registrados pelo órgão de fiscalização ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) onde são testados e avaliados quanto a segurança e eficácia .Quando o medicamento é liberado para ser comercializado, não quer dizer que o paciente está totalmente seguro e sim quer dizer que a eficácia e segurança são maiores que os riscos.

Os medicamentos podem levar até 45 minutos para fazer efeito, o que vai depender de cada organismo. O único medicamento que tem efeito imediato é aquele que é administrado por via venosa. Esse após administrado cai diretamente na corrente sanguínea.

O farmacêutico é o responsável por dispensar, orientar e tirar as dúvidas de como tomar a medicação. Na hora da consulta médica é importante o acompanhante e o paciente informarem o estilo de vida para que a prescrição médica seja confortável ao paciente, já que o mesmo fará o uso das medicações prescritas por um longo período ou até mesmo quando os sintomas persistirem.

O hospital, após o diagnóstico, encaminha o paciente para a Casa Durval Paiva onde ele será cadastrado pelo serviço social e, pós cadastro, será direcionado para os outros serviços que a Casa oferece.

No dispensário de medicamentos, o farmacêutico dispensa e orienta sobre as prescrições médicas, sendo responsável por manter as medicações básicas em estoque, para que o paciente se mantenha estável e sem intercorrências. Em alguns casos, mesmo o paciente seguindo as orientações médicas e os sintomas persistindo, a orientação é procurar o médico, para que a dose da medicação seja ajustada ou substituída. O uso adequado de medicamentos, segundo a organização mundial de saúde (OMS), é quando o paciente recebe as doses corretas de medicamentos.

Por Isabelle Resende Farmacêutica - Casa Durval Paiva CRF-2541

Artigos Relacionados