Sensibilidade dental em pacientes sob tratamento oncológico

A dor é um sinal clínico de alerta para alguma alteração no organismo humano e os pacientes, frequentemente, procuram pelos serviços de saúde, porque algum tipo de desconforto físico os incomoda, sendo a dor um dos principais sintomas. A queixa de pacientes relatando dor ao ingerir alimentos frios, doces e ao escovarem seus dentes leva-os à procura pelo cirurgião-dentista a fim de eliminar essa dor.

A sensibilidade dental é caracterizada por dor de curta duração, aguda e súbita. Representa uma sensibilidade exagerada da dentina (camada mais interna do dente) quando exposta a estímulos térmicos (frio, calor), químicos (alimentos ácidos, por exemplo) e táteis (mecânicos) que não está relacionada a nenhuma outra forma de defeito ou patologia dental.

O dente apresenta túbulos no seu interior e a exposição desses túbulos dentinários é responsável pela sensibilidade dolorosa (queixas de dor) pelos pacientes, sendo motivo suficiente para que ele procure a ajuda de um dentista. Saber o que está provocando a sensibilidade, ou seja, o correto diagnóstico é essencial para a realização de um tratamento adequado.

Pacientes submetidos ao tratamento oncológico (quimioterapia, radioterapia e transplante de medula), costumam apresentar alterações da cavidade oral decorrente do tratamento e a sensibilidade dentária representa uma das queixas comuns entre esses pacientes e que pode interferir na qualidade de vida durante o tratamento, pois a dor pode afetar até na alimentação, uma vez que a sensibilidade geralmente é aumentada durante a mastigação.

Na Casa Durval Paiva, os pacientes são acompanhados no início, durante e após o tratamento oncológico, de forma que são tomadas medidas para evitar que esses pacientes apresentem sensibilidade dentária, assim com medidas curativas, ou seja, para tratar a sensibilidade caso venha a ocorrer.

Tais medidas representam o uso de dentrifícios (creme dental) específico para tratamento de sensibilidade dentária, o uso de escovas com cerdas macias ou ultra macias, sessões de aplicação tópica de flúor, restaurações, o uso de dessensibilizantes e sessões de laserterapia.

Por Anna Letícia Xavier de Lima Dentista da Casa Durval Paiva CRO/RN 5213

Artigos Relacionados