LASERTERAPIA: UM TRATAMENTO ALTERNATIVO PARA PACIENTES COM CÂNCER - 2011

 

 

Os pacientes com câncer, tanto adultos como crianças, sofrem alterações na boca em decorrência da quimioterapia e/ou radioterapia e transplante de medula óssea, que são as formas de tratamento ao qual se submetem. Estas alterações ocorrem causando danos aos tecidos de rápida divisão celular como cabelos e mucosas.

As alterações bucais são: mucosite (mais comum), xerostomia (sensação de boca seca), trismo (dor ao abrir a boca), alteração do paladar, osteorradionecrose (necrose óssea), infecções oportunistas, sangramento gengival  e aumento do índice de cárie.

A mucosite oral, efeito colateral mais comum, constitui uma inflamação severa da mucosa (assoalho bucal, língua, bochecha e palato mole), lembrando grandes aftas com sangramento dor e inchaço. Acomete 40% dos pacientes submetidos a quimioterapia e 80% a 100% dos pacientes que sofrem radioterapia direcionada a cavidade oral quando esta é associada a quimioterapia. As conseqüências dessa patologia são: dor intensa, dificuldade na deglutição e alimentação, perda ou diminuição do paladar, dificuldade da higiene oral e comunicação. Essas alterações aumentam o tempo de internação do paciente, com isso, o tratamento fica mais caro, aumenta o risco de mortalidade e pode atrasar o protocolo de tratamento médico.

Atualmente, as equipe multidisciplinares contam com uma grande alternativa na odontologia, que é o laser de baixa potência ou laser terapêutico, pelo seu efeito antiinflamatório, analgésico e bioestimulante.

Dessa forma, o laser de baixa potência tem sido utilizado em diversos centros de referência mundiais para o controle da mucosite, com o objetivo de prevenir/tratar as complicações agudas decorrentes do tratamento do câncer. Vários estudos têm mostrado bons resultados com a laserterapia que pode ser usada isoladamente ou associada a tratamento medicamentoso, proporcionando alívio da dor, maior conforto ao paciente, controle da inflamação, manutenção da integridade da mucosa e melhor cicatrização tecidual. Pode ser aplicado como prevenção em toda a cavidade oral ou pontual nas áreas acometidas pela mucosite.

Este serviço vem sendo oferecido aos pacientes da Casa Durval Paiva tanto no hospital como no ambulatório, o que vem conferindo às crianças e adolescentes uma minimização das alterações bucais e uma melhor qualidade vida.

Antes do tratamento oncológico procure o dentista!

Por Simone Norat

Artigos Relacionados