Aplicação de jogos digitais no ensino da Matemática

Nas últimas décadas, nos deparamos com o avanço exponencial das tecnologias, podemos observar esse crescimento em todos os nichos da sociedade. Nesse contexto, abordaremos um braço desse universo tecnológico, que são os jogos digitais como ferramenta facilitadora no processo de ensino da matemática.

No mercado atual existem vários jogos que podem e devem ser utilizados para auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos. Estes mecanismos lúdicos tem como objetivo transformar uma atividade tida por muitos como árdua, em algo prazeroso e, consequentemente, aumentando a eficácia do aprendizado, principalmente nas fazes iniciais da formação cognitiva.

Com o objetivo de auxiliar o docente para utilização dessa metodologia, falaremos sobre a sua aplicabilidade de forma objetiva, citando alguns exemplos práticos que podem ser implementos no laboratório de informática da escola ou até mesmo na própria sala de aula. Partindo dessa perspectiva, o primeiro passo acontece no planejamento pedagógico, onde será definido quais os jogos serão trabalhados, onde o professor deve contextualizar esse jogo com o conteúdo que pretende abordar, outro ponto importante que temos que observar é o direcionamento correto de acordo com faixa etária e o nível escolar.

O caso que vou relatar, foi realizado na Casa de Apoio a Criança Câncer Durval Paiva, tendo como público alvo crianças e adolescentes atendidos pela classe domiciliar.

Para as atividades práticas utilizamos como recursos pedagógicos, computadores, tabletes e a internet; dividimos os alunos em dois grupos, para as crianças nas fases iniciais de aprendizagem da matemática, foram utilizados jogos do site: https://br.ixl.com/math/pr%C3%A9-escola, que auxiliam na compreensão de quantificação, formas e composição de números. Para as fases seguintes utilizamos além do site br.ixl.com, games que se encontram no endereço https://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/c/matematica, onde aplicamos contextualmente as quatro operações e conceitos de frações, proporções, precificação, geometria, unidades de medidas, dentre outros. Outra dica, no site Nova escola encontramos diversos de jogos matemáticos, são eles: Feche a caixa, que estimula o cálculo mental; O Jogo da Cerca, que contribui para o raciocínio logico; Daqui pra lá, de lá pra cá, atua na compreensão da geometria para os pequenos, e outros jogos que estão disponíveis nesse blog.  

Analisando os resultados obtidos através desse método de ensino, verificamos que algumas competências inerentes a disciplina em questão foram adquiridas ou aprimoradas de forma mais otimizada em comparação a métodos tradicionais de ensino, de acordo com o que observamos, podemos concluir que os games, contribuem para um aumento significativo, do raciocino lógico, resolução de problemas, assimilação de conteúdo, além de promover a motivação e interação social.

Por Fabio Ferreira - Gestor de TI

Artigos Relacionados