Trabalho realizado a muitas mãos: importância da equipe multidisciplinar

A Casa Durval Paiva é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que realiza um importante papel ao dar suporte às crianças e adolescentes portadores de câncer ou doenças hematológicas crônicas. Sua missão é atender a criança, ao adolescente e seus familiares, durante e após o tratamento, buscando a cura, contribuindo para o resgate da cidadania, dignidade e a qualidade de vida dos mesmos.

A estrutura da casa foi pensada para proporcionar um acolhimento digno para essas famílias, que deixam suas casas e famílias, em busca do tratamento e da cura de seus filhos e filhas. A instituição oferece hospedagem, alimentação, transporte e atendimento especializado em diversas áreas, das quais destacamos: serviço social, psicologia, nutrição, farmácia, fisioterapia, terapia ocupacional, odontologia e pedagogia. Cada profissional executa suas atribuições e competências e atua dentro de suas especificidades, entretanto, o trabalho em equipe é de extrema importância para a garantia de um atendimento completo e especializado.

Ao serem encaminhadas à instituição as famílias são acolhidas pelo serviço social, e por meio de uma escuta qualificada, apreendemos as diversas determinações e situações sociais que permeiam suas vidas. No momento do cadastro, falamos sobre direitos e os serviços oferecidos, bem como, realizamos os devidos encaminhamentos para a equipe multidisciplinar, pois nosso trabalho não funciona de forma isolada, sendo necessário o suporte de outros profissionais.

O processo de tratamento e busca da cura não é fácil, trata-se de um caminho longo e árduo, onde pacientes juntamente com suas famílias encontram os mais diversos desafios, desde a aceitação do diagnóstico até as nuances do tratamento, nesse contexto, o olhar especializado da equipe proporciona o atendimento e acompanhamento necessários para trilhar esse caminho. Nesse sentido, enfatizamos que nossa atuação no atendimento a crianças e adolescentes com câncer ou doenças hematológicas não é um trabalho isolado, e sim, realizado a muitas mãos.

Keillha Israely

Assistente Social – Casa Durval Paiva

CRESS/RN 3592

 

Por Keillha Israely

Artigos Relacionados