Um olhar sobre as famílias de crianças e adolescentes com câncer

 

 

É de grande relevância o olhar sobre as famílias de crianças e adolescentes oncológicos, haja vista, a família ser considerada como “segundo paciente”, por isso a importância da preservação da saúde do núcleo familiar, como forma de preservação dos membros familiares, uma vez que a doença não somente afeta o paciente, mas toda a estrutura familiar.

Desse modo, o serviço social da Casa Durval Paiva como integrante da equipe multiprofissional, trabalha na perspectiva de proporcionar apoio social, dando suporte, informações e orientações sobre os direitos sociais, uma vez que “paciente informado é paciente meio tratado”, direcionando as famílias, quando necessário à rede de proteção social, na busca da cidadania e de melhores condições no enfrentamento da doença.

A intervenção do serviço social se dá através de instrumentos técnico operativos, utilizados no atendimento individual e no trabalho em grupo com os acompanhantes, conjuntamente com a psicologia, identificando as demandas sociais enfrentadas pelo grupo familiar, a fim de resolvê-las ou minimiza-las.

O enfrentamento do câncer e de seu tratamento exige dos profissionais que atuam na área que trabalhem de forma a melhorar a qualidade de vida dos pacientes, a partir do atendimento direcionado às questões físicas, bem como, psicossociais, entendendo que o processo saúde-doença está para além dos aspectos físicos.

Assim, o serviço social se insere no processo de assistência às crianças e adolescentes oncológicos e seus acompanhantes, na perspectiva de atenção integral às necessidades apresentadas pelo grupo familiar, objetivando uma assistência de qualidade, uma vez que a família faz parte do processo de tratamento do paciente e configurar-se como parte essencial no tratamento da doença, isto é, no processo de cura.

Diante disso, faz-se necessário garantir a partir do acolhimento o suporte e apoio, de modo a proporcionar um ambiente que possibilite aos membros das famílias sentirem-se apoiados, diante de um momento de fragilidade e sofrimento. O que torna o assistente social um profissional fundamental dentro do processo de tratamento, sofrimento, perdas e resolução de questões sociais, contribuindo na luta pela garantia e efetivação dos direitos sociais das crianças e adolescentes com câncer.

Cícera Katiucia da Silva

CRESS/RN 3595

Assistente Social - Casa Durval Paiva

Por Cícera Katiucia da Silva

Artigos Relacionados