Crianças oncológicas viajam pelo Mundo Digital e descobrem universo de Informações - 2012

         As novas tecnologias estão mais presentes na vida das crianças e adolescentes. Estes, cada vez mais cedo, fazem uso de tais artifícios, seja para se comunicar, divertir ou interagir, seja como suporte para as atividades escolares. Para muitas crianças e adolescentes oncológicos o contato com o computador não é mais novidade, a ferramenta tem se tornado um equipamento corriqueiro no meio social e facilitado em muitos aspectos as suas vidas.

         Podemos constatar essa realidade no convívio com os pacientes da Casa Durval Paiva, dentro do laboratório de Informática, onde tanto as crianças, como os adolescentes, possuem uma enorme facilidade com o universo digital. Estes usam o computador e a internet como fonte de pesquisas e descobertas, visando o aprimoramento dos trabalhos escolares e o aproveitamento dos conteúdos temáticos ministrados nas aulas.

          Para muitos pacientes, advindos do interior do Estado, a experiência de acessar um computador e a internet é inédita, como relata a adolescente R. S. de 16 anos. “É minha primeira vez, e é muito bom porque nunca tinha colocado a mão num computador. Agora que senti que é legal. Dá pra fazer meus trabalhos escolares, jogar, pesquisar, fazer um monte de coisas!”.

          Essa inclusão digital é de extrema importância, tanto para auxiliar na terapia do paciente, como para inseri-lo no universo da informação, pois no mundo globalizado atual todas as coisas têm convergido para as novas tecnologias digitais. A ação aparentemente simples de o paciente poder acessar o computador na realidade abre horizontes, pois este encontra nessa ferramenta um aliado para descortinar o mundo.

          O fruto maior da informática em nossa sociedade é o de manter as pessoas devidamente informadas, através de uma melhor comunicação, possibilitando assim, que decidam pelos seus rumos e os de nossa civilização.

     No processo de mudanças, transformações e inovações a informática está envolvida. Com os pacientes oncológicos infanto juvenis esse processo se dá em vários aspectos, inclusive na formação de sua cidadania digital.

Por por Charles Oliveira - Professor de Informática Durval Paiva

Artigos Relacionados