Atenção odontológica à Criança hospitalizada - 2012

 

A importância do cirurgião dentista na equipe multidisciplinar no contexto hospitalar é de caráter educativo e preventivo, visando um atendimento integral aos pacientes. É fundamental a presença do dentista na atenção à saúde da criança hospitalizada.  A odontologia hospitalar ao contrário do que muitos pensam, não é exclusividade do cirurgião buco-maxilo facial e sim também do cirurgião dentista de formação clínica, uma vez que os procedimentos realizados não dizem respeito somente às intervenções cirúrgicas.

Segundo Camargo, “a odontologia hospitalar pode ser definida como uma prática que visa os cuidados das alterações bucais que exigem procedimentos de equipes multidisciplinares de alta complexidade aos pacientes.” De acordo com os artigos 18,19 e 20 do Código de ética Odontológica, compete ao cirurgião dentista internar e assistir pacientes em hospitais públicos e privados, com e sem caráter filantrópico, respeitar as normas das instituições e as normas do Conselho Federal de Odontologia. São várias as áreas de atuação de serviços odontológicos no ambiente hospitalar, tais como: pacientes especiais, estomatologia, patologia bucal, laserterapia, dor orofacial e disfunções da ATM (Articulação Temporomandibular), pacientes oncológicos e UTIs.

Em se tratando de crianças com câncer hospitalizadas é importante a abordagem pelo dentista tão logo esta se interne, para programar seu protocolo de atendimento odontológico junto a equipe da oncologia pediátrica. A quimioterapia e radioterapia de cabeça e pescoço causam uma série de alterações na boca, afetando a mucosa. A quimioterapia terapêutica mais utilizada em crianças com câncer não é seletiva, ou seja, via corrente sanguínea, destrói tanto as células doentes, como também as sadias, não atingidas pela doença, sendo assim, os pacientes ficam com a imunidade baixa e susceptíveis a várias infecções.

As células da mucosa oral, por estarem sempre em renovação celular, são os primeiros sítios a serem afetados. Daí a importância do dentista junto a equipe hospitalar minimizando e prevenindo os efeitos advindos da terapêutica oncológica, proporcionando ao paciente menos tempo de internação, evitando atraso em seu protocolo de tratamento e diminuindo o risco de mortalidade ou morbidade.

Dentro da filosofia de atendimento integral ao paciente, o serviço odontológico da Casa Durval Paiva realiza atendimentos hospitalares aos pacientes internados na enfermaria pediátrica da Liga Norteriograndense. São atendimentos realizados leito a leito, demonstrando uma escovação adequada, examinando algum foco de infecção e, caso necessário, encaminhando para o tratamento curativo pré-quimioterapia, para que o paciente não corra o risco de um abscesso dentário no momento em que esteja com a sua imunidade baixa, o que poderia acarretar uma internação e até risco de vida.

O serviço odontológico também dá suporte as crianças em UTIs, pois, a higiene bucal é essencial para evitar a proliferação de bactérias e fungos, que, além de prejudicar a saúde bucal e bem-estar do paciente, pode causar outras infecções e doenças sistêmicas . O serviço também se preocupa em orientar a equipe de enfermagem a higienizar a boca dos pacientes, que na maioria, pelo próprio estado crítico, não têm condições de escovar e apresentam uma saúde oral debilitada.

Diante dos atendimentos pré, trans e pós-quimioterapia aos pacientes hospitalizados tem-se observado uma melhora das condições orais, uma redução das mucosites, maior adesão a higiene bucal por parte dos pacientes e, consequentemente, uma melhora na qualidade de vida dos mesmos.

Por por Simone Norat Campos - Dentista da Casa Durval Paiva

Artigos Relacionados