Atuação do assistente social na promoção da saúde

A promoção à saúde configura-se como uma questão de qualidade de existência, que perpassa passa pela mudança de comportamento e hábitos de vida. Resguarda aspectos da educação, que produz conhecimento em ato, no momento do encontro. Trata-se de uma ação baseada no acesso ao serviço de saúde.

Para atuar com promoção da saúde, é preciso associar os saberes técnicos aos saberes populares, para, agindo em ações intersetoriais, gerar o protagonismo dos sujeitos. Portanto, a promoção da saúde é um conceito em construção, por meio de ações que se completam, entre a prevenção e a promoção.

Ressalta-se que saúde não é apenas ausência de doenças, mas vários outros aspectos da vida de uma pessoa ou de um grupo, que o condiciona saudável ou não saudável. Sendo assim, a promoção de saúde caracteriza-se por uma atividade de educação em saúde, a partir de duas vertentes: algo que se dá em ato, no momento do encontro, como troca de saberes e a capacidade de dialogar sobre comportamentos; e uma concepção que se resume à transmissão de conhecimento científico.

Sabe-se que boa parte dos problemas da saúde está relacionado com estilos de vida, contexto social, econômico e político. Entende-se por social tudo aquilo que não tem resposta imediata, à exemplo da questão social, suas expressões e suas macrodeterminações.

No âmbito da saúde, o assistente social faz uso contínuo de algumas atividades, quais sejam: levantamento de dados, interpretação de medidas e ações de caráter emergencial, procedimentos socioeducativos, informação em saúde, desenvolvimento de atividades de cunho pedagógico e técnico-político, entre outras.

Dessa forma, o profissional do Serviço Social cumpre um papel fundamental de responder tais demandas, que se relacionam às dimensões locais do território, sendo a sua principal ferramenta a linguagem. Na Casa Durval Paiva, sua ação gera um produto vital: a ação orientada, como perspectiva de continuidade da vida para além do discurso da doença, uma promoção à saúde no seu sentido lato, garantindo direitos, viabilizando as condições, que fomentem o acesso aos serviços.

Por Ana Carolina Galvão - Assistente Social Casa Durval Paiva - CRESS/RN 3731

Artigos Relacionados