Corticoides aliados ao tratamento contra o câncer

Os corticoides são uma classe de fármacos, que tem uma vasta utilidade. Eles são utilizados para tratar problemas imunológicos, reações alérgicas, inflamações, câncer, dentre outros. No tratamento contra o câncer infantojuvenil, eles são usados em várias situações, como protocolo do tratamento quimioterápico, pois alguns tipos de câncer são sensíveis a ele e quando em contato com a droga, que vai atuar como quimioterápico, morrem. Existem corticoides em várias apresentações, sendo o comprimido a forma mais utilizada, durante o tratamento oncológico.

Embora seja um aliado no tratamento oncológico, existem alguns efeitos colaterais que já são previsíveis. Porém, são tratados com medicamentos adjuvantes, prescritos para diminuir ou amenizar esses sintomas. Uma das maiores queixas dos pacientes em uso de corticoide, durante o tratamento oncológico, é a retenção de líquidos, que promove o inchaço. Outra queixa frequente é o aumento de peso, pois o tempo de uso prolongado faz com que a fome aumente e o paciente coma em excesso. Em alguns pacientes, o inchaço pode provocar aumento da pressão arterial, que, na maioria das vezes, com a suspensão do uso, regulariza. Demais efeitos previsíveis são agitação, insônia e cansaço.

O uso do corticoide só pode ser interrompido ou suspenso com orientação médica, pois os pacientes tomam altas doses, por mais de cinco dias. Então, é necessário que seja realizado o desmame, que significa a diminuição da dose ingerida, de forma lenta e contínua, pois a suspensão repentina pode trazer danos ao organismo. Durante o uso, o paciente deve ter uma dieta balanceada, com menos ingestão calórica e pouca ingestão de açúcar, já que o paciente aumenta a pressão e os níveis de glicose.

Por se tratarem de efeitos previsíveis, esses pacientes recebem a prescrição médica na alta hospitalar e são encaminhados para a Casa Durval Paiva. Na instituição, é realizado esse cadastro e tanto paciente, quanto acompanhante passam a ser assistidos pela Casa, onde serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar.

O setor de farmácia é o responsável pela aquisição, dispensação e orientação de todas as medicações prescritas, durante o tratamento. O paciente recebe as medicações de forma gratuita.

Por Isabelle Resende - Farmacêutica Casa Durval Paiva - CRF2541

Artigos Relacionados