Serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) para crianças e adolescentes com câncer

Ao ligar para o número 192, crianças e adolescentes com câncer ou doenças hematológicas crônicas, em situação de intercorrência médica, serão atendidos por profissionais que irão avaliar o grau de urgência do paciente, conforme protocolo de Acolhimento e Classificação de Risco, portaria nº 2048, do Ministério da Saúde.

Intercorrência médica é o termo que define a ocorrência de um evento inesperado, em um procedimento médico, que não poderia ser, em geral, previsto ou alertado ao paciente. Após a chegada da ambulância do SAMU, no local do evento, o paciente será reavaliado pelo profissional de saúde, que decidirá a conduta a ser tomada e levado, como procedimento padrão, ao hospital de referência mais próximo.

O SAMU é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que atua diante dos casos de urgência e emergência, financiado pelo Governo Federal, Estadual e Municipais. Presta socorro à população nas residências, locais de trabalho e em vias públicas. A equipe é composta por condutores-socorristas, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, todos capacitados em atendimento de urgência de natureza traumática, clínica, pediátrica, obstétricas e psiquiátricas.

É responsável pela regulação de todos os atendimentos de urgência, via telefone, pelos atendimentos móveis, que dispensam as viaturas e pelas transferências de pacientes aos hospitais, sendo o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Quando necessário, a Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva utiliza-se de tal serviço para atendimento de urgência e emergência às crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas acompanhadas pela instituição.

Por Ana Carolina Galvão - Assistente Social Casa Durval Paiva - CRESS/RN 3731

Artigos Relacionados