Alimentação pós Covid-19

É sabido que os efeitos colaterais da COVID-19 são inflamações pulmonares, pois as proteínas, chamadas citocinas, agem no pulmão, podendo levar ao abaulamento pulmonar. Essa super inflamação pode ocasionar sintomas neurológicos e inflamações cerebrais. Tais complicações podem afetar, inclusive, pacientes assintomáticos ou com casos leves de Covid-19.

Pacientes com infecções mais graves tendem a apresentar mais sequelas, o que não significa que pacientes com infecções moderadas e leves não apresentem.

Os pacientes oncológicos representam uma população de risco, por apresentarem desfechos desfavoráveis, quando infectados. Pessoas com câncer, que estejam em tratamentos de quimioterapia, radioterapia, que tenham feito cirurgia há menos de um mês ou que façam uso de medicamentos imunossupressores fazem parte do grupo de risco.

As crianças e adolescentes da Casa Durval Paiva, que são assistidos pelo tratamento de câncer e doenças hematológicas, recebem acompanhamento da equipe multidisciplinar, durante todo o tratamento. A orientação dietoterápica realizada, diariamente, pelo setor de nutrição, inclui orientação pós COVID-19, sobre maior ingestão de alimentos que auxiliam no sistema imunológico, como frutas, legumes e verduras, em todas as refeições, maior quantidade de proteínas, como carne, frango e ovo, leguminosas e grãos 2 vezes por dia: feijão, lentilha, arroz e macarrão integral. Além da hidratação, através de água e sucos.

As complicações gastrointestinais apresentadas, através da infecção do coronavírus SARS-CoV-2, necessitam ser tratadas com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, como boas gorduras, em especial do azeite de oliva, castanhas, peixes, grãos e lactobacilos, encontrados no leite fermentado.

Na maioria dos casos, a suplementação é um grande aliado, dessa forma, quando necessário, é realizada a doação de fórmula aos pacientes, para complemento do tratamento em casa. Além de uma cesta básica, por mês, durante todo o tratamento, que pode chegar a 5 anos.

Por Natália Cavalcanti - Nutricionista Casa Durval Paiva - CRN6 11467

Artigos Relacionados