Efeitos da quimioterapia no corpo dos pacientes

A quimioterapia é o tratamento mais utilizado, atualmente, para combater o câncer. Ela consiste no uso de um ou mais medicamentos, que, ao serem administrados, se misturam ao sangue e bombeiam para todo o corpo. A via endovenosa é a aplicação pelas veias do quimioterápico e a ingestão do mesmo pela boca, nos dias de hoje, ainda, são os meios mais utilizados. Existe também a quimioterapia paliativa, que é aquela usada nos pacientes que estão impossibilitados de cura, fazendo com que a qualidade vida do paciente melhore.

Os medicamentos utilizados para tratar o câncer são chamados de quimioterápicos, eles destroem as células malignas e apresentam um certo grau de toxicidade na sua composição, que acabam atingindo as células sadias, promovendo o que chamamos de efeitos adversos que serão mais acentuados ou menos, dependendo do comprometimento do tecido sadio que atingiu.

A quimioterapia já está associada a alguns efeitos no organismo dos pacientes, como exemplo:  falta de apetite, fadiga, perda de peso, vômito, o que pode alterar a capacidade nutricional do paciente. O tratamento é eficaz para impedir que as células malignas se multipliquem, acabando a doença. Sendo que, em alguns pacientes, o tratamento precisa ser interrompido, pelos efeitos adversos que se espalham pelo corpo, nesse caso, o mesmo deverá ser interrompido para que possam ser tratados tais efeitos.

Durante o tratamento contra o câncer e algumas doenças hematológicas, a Casa Durval Paiva disponibiliza, de forma gratuita, os medicamentos que, quando prescritos pelo médico oncologista, combatem tais sintomas. Dessa forma, proporcionando uma melhor qualidade de vida a esse paciente, durante e após o tratamento.

Por Isabelle Resende - Farmacêutica Casa Durval Paiva - CRF2541

Artigos Relacionados