Uso da morfina em crianças com câncer

A morfina é o analgésico mais utilizado para tratar e controlar as dores em crianças e adolescentes, durante o tratamento oncológico. O potencial de analgesia é alto e pode permanecer no organismo até 8 horas, promovendo um conforto maior ao paciente e o alívio das dores, inclusive em casos mais extremos, em que o paciente se encontra em estágio terminal. Todo uso deve ser prescrito pelo médico oncologista, principalmente, o ajuste das doses, pois o excesso e o uso indevido podem ocasionar sérios danos adversos, como transtornos psíquicos, cardíacos, respiratórios, etc.

No tratamento, a dor pode influenciar na rotina diária, deixando o paciente agitado, irritado, com dificuldade para se alimentar e se negando a aderir a terapia medicamentosa. É importante que essa dor seja relatada ao médico, a morfina age no sistema nervoso central e em outros órgãos, tratando a dor intensa. Ela tem uma grande vantagem, pois começa a fazer efeito com até 30 minutos e o tempo de analgesia é de 3 a 8 horas, deixando o paciente mais confortável, em relação a dor.

Conforme a intensidade da dor, o ajuste da morfina deverá ser feito, de forma criteriosa, observando o estado clínico em que o paciente se encontra, pois altas doses de morfina podem ocasionar constipação severa, alucinação e dores de cabeça.

As altas doses de morfina servem para dar conforto aos pacientes. Em crianças e adolescentes, que estão com o câncer está em estágio mais avançado ou em tratamento de cuidados paliativos, é necessário que se faça a morfina de resgate, prescrita pelo médico oncologista. Nestes casos, o medicamento será administrado em curtos espaços de tempo, além da dose que, diariamente, já é administrada, ela vai tratar a dor que é muito forte e aguda para o conforto do paciente, com o objetivo de alívio das mesmas, obtendo menores efeitos adversos.

No tratamento oncológico, a receita médica é indispensável, pois os pais, em busca de amenizar os sintomas de seus filhos, não percebem que a automedicação pode trazer sérios riscos. Todas as medicações são disponibilizadas de forma gratuita aos pacientes da Casa Durval Paiva, a dispensação é realizada, apenas, mediante prescrição médica, pelo farmacêutico.

Por Isabelle Resende - Farmacêutica Casa Durval Paiva - CRF2541

Artigos Relacionados