O que é Neuroblastoma?

 

É a terceira neoplasia maligna mais comum na infância e adolescência. Cresce em partes do sistema nervoso ou nas glândulas adrenais e não se sabe, exatamente, qual a causa. A doença acomete lactente e crianças, principalmente, até 10 anos de idade. Segundo dados, 80% dos casos são em menores de 05 anos e, nas lactentes, ocorrem geralmente no primeiro ano de vida.

Fatores de risco: Não se conhece os fatores de risco, que aumentem as chances da criança desenvolver neuroblastoma. Entre 1% a 2% dos casos, as crianças herdam a predisposição desenvolver a doença de um dos pais.

Sintomas: Variam de acordo com a parte que foi afetada e podem apresentar hematomas, diarréia, perda de apetite e de peso, fadiga, nódulos no abdome, na lombar, no pescoço e no tórax, dor nos ossos (causada pela disseminação do câncer), pálpebras caídas e olhos saltados, abdome inchado ou distendido, círculos escuros sob os olhos ou ao seu redor, tosse ou dificuldade para respirar, dificuldade para engolir, fraqueza ou paralisia das pernas, febre, anemia e pressão alta, inchaço das pernas ou do escroto, problemas para urinar ou defecar, dor de cabeça e/ou tontura.

Diagnóstico: É feito através de tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM); Biópsia e, algumas vezes, análise da medula óssea e exames de urina.

Tratamento: Se dá por remoção cirúrgica, quimioterapia, radioterapia ou transplante de células-tronco e imunoterapia.

  • A radioterapia pode ser utilizada em crianças, com doenças de risco intermediário, alto risco ou quando os tumores são inoperáveis;
  • A imunoterapia é a maneira mais moderna de tratar crianças com câncer de alto risco. Esta terapia é usada para estimular o sistema imunológico de organismo a combater o câncer.

 

Referencias:

https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-infantil/c%C3%A2nceres-na-inf%C3%A2ncia/neuroblastoma

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/neuroblastoma

https://www.accamargo.org.br/sobre-o-cancer/tipos-de-cancer/neuroblastoma

https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-infantojuvenil/neuroblastoma/profissional-de-saude

Por Rilvana Campos Câmara - Coordenadora do diagnóstico infantojuvenil da CDP

Artigos Relacionados