O que é Tumor do Sistema Nervoso Central (TU SNC)?

O cérebro e a medula espinhal compõem o sistema nervoso central (SNC), então, quando apresentam um determinado grupo de células com um crescimento acelerado e desordenado, formando um nódulo, esse paciente pode ser diagnosticado com um tumor do sistema nervoso central.

Esse tipo de câncer representa de 1,4 a 1,8% de todos tumores malignos no mundo, cerca de 88% dos tumores do SNC são no cérebro, segundo dados do INCA, em 2020. Os tumores de SNC são bastante comuns em crianças, mas afetam, também, todas as faixas etárias.

As causas ainda são alvo de muitos estudos, porém, é uma doença multifatorial, ou seja, por alterações genéticas, ou ambientais, ou hereditárias. Os sinais e sintomas mais prevalentes são:

  • Dor de cabeça com alarmes;
  • Vômitos em jato;
  • Convulsões;
  • Desequilíbrios;
  • Visão turva;
  • Sonolência;
  • Mudança de comportamento.

Para se ter um diagnóstico preciso e em temo hábil, em caso de aparecimento desses sintomas, procure um médico o mais rápido possível. Exames de imagem, como tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM) com contraste são essenciais na investigação dessa doença.

O tratamento é realizado através da remoção do tumor ou de fragmento de tecido, para biopsia, após o resultado positivo, o tratamento será feito por um oncologista clínico, com um planejamento de quimioterapia e radioterapia, além do acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.

É importante estar atento aos sinais e sintomas, em caso de suspeita, procure um médico, seu filho tem 80% de chance de cura se for diagnosticado precocemente e tratado em um centro especializado.

 

Fonte:

https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-do-sistema-nervoso-central

https://www.accamargo.org.br/sobre-o-cancer/tipos-de-cancer/sistema-nervoso-central

https://www.rededorsaoluiz.com.br/clinica/centralclinic/sobre-o-cancer/tumores-pediatricos/tumores-do-snc

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/tumor-cerebral

Por Rilvana Campos Câmara - Coordenadora do diagnóstico infantojuvenil da CDP

Artigos Relacionados