“Pontes para o futuro”: Qualificação profissional para adolescentes em tratamento

Há 25 anos, a Casa Durval Paiva acolhe crianças e adolescentes, com câncer e doenças hematológicas crônicas, de todo o Rio Grande do Norte e de outros Estados. Contudo, o acolhimento dado na instituição vai além de hospedagem, alimentação e transporte, pois, para oferecer um atendimento digno e de qualidade aos pacientes é necessário muito mais.

Para isso, é oferecido um atendimento multidisciplinar, com diversos profissionais, visando acolher o paciente em sua totalidade, além de diversos projetos, voltados para essa atenção integral. Tal suporte é fundamental, posto que o tratamento é longo e cheio de dificuldades.

A Casa Durval Paiva se preocupa, também, com o processo além do tratamento, visto que, muitos pacientes e seus familiares mudam de vida para enfrentar o câncer. Pensando nisso, existem diversos projetos voltados para o incentivo à profissionalização dos acompanhantes, como cursos de costura, designer de sobrancelhas e manicure, que visam oferecer meios de reinserção no mercado de trabalho, bem como, de subsistência para essas famílias.

Entretanto, havia uma outra demanda, a de pacientes adolescentes e jovens, que, durante e após o tratamento, ficavam na instituição, com medo de recomeçar e de não serem absorvidos pelo mercado de trabalho, por não terem se preparado e não terem nenhuma capacitação. Dessa forma, foi pensado um projeto para a capacitação desses pacientes, objetivando qualificá-los e inseri-los no mercado de trabalho.

Assim, surgiu o “Pontes para o Futuro”, com um significado explícito no próprio nome, pois, muitas vezes, esses adolescentes e jovens necessitam de “pontes” para saírem desse mundo, criado durante o tratamento, e assim, chegarem a um outro mundo, repleto de possibilidades.

O projeto foi financiado pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte e o valor recebido foi investido na compra de equipamentos, para capacitação de 20 adolescentes e jovens, entre 14 e 23 anos, que estão em tratamento de câncer e doenças hematológicas crônicas.

Com o objetivo de promover a capacitação profissional de adolescentes e jovens, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, possibilitando sua inserção no mercado de trabalho, a partir de iniciativas empreendedoras, para geração de emprego e renda, oferecendo assim, novas possibilidades.

Por Keillha Israely - Assistente Social Casa Durval Paiva CRESS/RN 3592

Artigos Relacionados