A ARTE COMO FERRAMENTA DE SUPORTE SOCIAL À FAMÍLIA DO PACIENTE ONCOLÓGICO - 2011

 

O impacto de uma doença como o câncer não afeta somente o enfermo, mas estende-se a todo universo familiar, impondo mudanças, exigindo reorganização na dinâmica familiar para incorporar, às atividades cotidianas, os cuidados que a doença e o tratamento exigem. A precariedade das condições econômicas, sociais e culturais dos pacientes e familiares, muitas vezes, amplia a vulnerabilidade social que a doença impõe.

Daí surge à necessidade de se criar novas estratégias para minimizar esta vulnerabilidade. Um caminho seria a construção de espaços para a participação da família, durante todo o processo de tratamento do paciente, onde ela possa aprender a cuidar, mas também ser cuidada, na perspectiva de uma assistência integral e de qualidade. Na Casa de Apoio a Criança com Câncer Durval Paiva o trabalho do Setor de Artestem como objetivo proporcionar a descoberta de uma nova maneira de ajudar as mães a exteriorizar e dar forma a seus conflitos, alegrias, desejos e fantasias pela Arte. Desenvolver a auto-estima, a auto-expressão, a espontaneidade, o relacionamento social e principalmente, contribuir para amenizar a carga de tensões vividas por elas, proporcionando uma prática inegavelmente terapêutica.

As famílias cadastradas na Casa são em sua maioria provenientes das classes sociais menos favorecidas. Para esses segmentos da população, o impacto da doença é ainda mais grave, porque esses usuários e seus familiares já se encontram numa condição de fragilidade social, encontrando dificuldades de acesso a bens e serviços para satisfação de necessidades básicas.

Em situações de agravos, como no caso de uma doença como o câncer, o precário poder aquisitivo dessas famílias fica ainda mais comprometido, especialmente, quando o cuidador que irá acompanhar esta criança é o provedor da família.

Outro aspecto a considerar, são as novas estruturas familiares, onde há um aumento significativo de famílias chefiadas por mulheres, sendo estas que assumem o provimento da casa. Nessas famílias, todas as responsabilidades ficam centradas na mulher - os cuidados com os membros, as tarefas domésticas e o sustento do lar. A carga de responsabilidades pode acarretar a essas mulheres uma série de conseqüências na sua vida pessoal e social.

Com intuito de melhorar as condições socioeconômicas das mães atendidas, a Durval Paiva se propôs a criar o Projeto Novo Rumo, oferecendo uma nova perspectiva para essas mulheres, capacitando-as para a geração de renda, conciliando com o tratamento do seu filho e minimizando sua situação de carência.

O objetivo está em capacitar e qualificar as mães em artesanato de cultura regional, incentivando-as a produção e comercialização dos produtos confeccionados, com perspectiva de uma futura cooperativa. O artesanato ganha o mercado de trabalho informal, gerando complemento a sua renda familiar.As mães atendidas produzem seus artesanatos nos grupos de trabalho, que acontecem na Instituição, nos hospitais onde os atendimentos de seus filhos são realizados e em suas próprias casas.

Oferecemosa oportunidade de comercializar, conforme os padrões de qualidade exigidos pelo comércio, através de distribuição dos produtos em lojas de artesanatos, empresas parceiras e grandes feiras,onde as mães poderão vender de forma direta os produtos do Projeto para a sociedade.

Assim, faz-se necessária a reorganização da estrutura familiar para atender as necessidades cotidianas com os cuidados da criança. Em geral, a família mobiliza sentimentos positivos e negativos a respeito da doença que precisam ser elaborados e compreendidos. Para atender esta demanda a Casa Durval Paivaconta com uma equipe tecnica multidisciplinar,a saber: psicólogas, assistentes sociais, pedagogas, nutricionista, dentista, médica, enfermeira, fisioterapeuta, arte educadora e Instrutor de Informática, dentre outros,além de

Por Anna Karenina Gomes de Queiroz

Artigos Relacionados